Skip to main content

Entender como definir temas materiais da sua organização é um dos passos primordiais para qualquer relatório de sustentabilidade ou estratégia ESG.

E se o seu objetivo é garantir que esse relatório ou estratégia seja consistente e relevante, é fundamental que esse processo de definição de temas materiais use um método comprovado.

banner planilha de auditoria de relatos de sustentabilidade baseada no gri 2021

É ai que entra o GRI – Global Reporting Initiative – que é uma das principais referências mundiais em relatórios de sustentabilidade e fornece diretrizes e indicadores para organizações comunicarem seus impactos econômicos, ambientais e sociais.

Nesse post vou te mostrar como definir temas materiais de acordo com o GRI 2021, que é o mais atual (e é diferente das Normas GRI 2016). Fique atento para seguir o passo a passo correto.

O que é o GRI?

O Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve e promove padrões de relatórios de sustentabilidade amplamente reconhecidos em todo o mundo. Fundada em 1997, a missão do GRI é capacitar empresas, governos e outras entidades a compreender e comunicar seus impactos sociais, ambientais e econômicos de forma transparente e padronizada.

Essa é a norma mais adotada no mundo quando o assunto é relatório de sustentabilidade. Só para você ter uma ideia, em uma pesquisa da KPMG, 72% das empresas informaram que usam o GRI como padrão para o relato.

relatório GRI - estudo KPMG

Os padrões do GRI fornecem um conjunto abrangente de diretrizes para relatórios de sustentabilidade, permitindo que as organizações avaliem e divulguem seus desempenhos e práticas em relação à sustentabilidade. Esses relatórios ajudam a estabelecer uma maior responsabilidade corporativa, fornecendo informações valiosas para as partes interessadas, como investidores, clientes, funcionários e comunidades, que buscam tomar decisões mais informadas em relação a questões sociais e ambientais.

Porque definir temas materiais usando as Normas do GRI 2021

Para começar, se você quer fazer um relatório GRI 2021, precisa saber que a definição dos temas materiais é obrigatória e, por isso, parte necessária do processo de criar o relato da sua organização.

Além disso, ao usar uma norma mundialmente aceita, você está facilitando a possibilidade de comparação da sua empresa com outras empresas do mesmo setor ao longo do tempo.

Um outro motivo relevante é que essa padronização também facilita a análise e a comparação das informações fornecidas pelas empresas, tornando os relatórios de sustentabilidade mais acessíveis e compreensíveis para os diversos stakeholders.

E para fechar, ao utilizar as Normas do GRI para definir temas materiais, sua empresa pode garantir que está concentrando seus esforços nas questões mais significativas e pertinentes. Essa abordagem orientada a temas materiais ajuda a evitar relatórios genéricos e direciona o foco para áreas que realmente fazem a diferença em termos de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Portanto, definir temas materiais usando as Normas do GRI 2021 é uma estratégia eficaz para melhorar a governança da sustentabilidade, a prestação de contas e a credibilidade da sua empresa perante seus stakeholders, impulsionando uma cultura corporativa mais responsável e alinhada com os desafios globais da sustentabilidade.

banner planilha de auditoria de relatos de sustentabilidade baseada no gri 2021

Onde encontrar as diretrizes de como definir temas materiais de acordo com o GRI 2021

Então se você se convenceu deve estar se perguntando como seguir essas normas e padrões. Para isso, basta entrar no site do GRI, se cadastrar e fazer o download do caderno GRI 3 – Temas Materiais 2021.

metodologia de definição de temas materiais baseada no gri 2021 - caderno

Esse slide acima faz parte da Metodologia de Definição de Temas Materiais baseado no GRI 2021 que criamos e é um excelente guia onde resumimos o essencial e criamos um método de organização que vai gerar toda a documentação e passos necessários para a sua empresa fazer a sua avaliação de materialidade.

Como definir temas materiais de acordo com o GRI 2021

O processo de como definir temas materiais que é obrigatório conta com 4 passos principais:

  1. Compreenda o contexto da organização
  2. Identifique os impactos reais e potenciais
  3. Avalie a importância dos impactos
  4. Priorize os impactos mais significativos para o relato
como definir temas materiais baseado no gri 2021 - metodo

Deixa eu te mostrar o que você precisa fazer em cada um deles.

1 – Compreenda o contexto da organização

Essa é a parte inicial dde como definir temas materiais onde você vai levantar informações sobre a sua organização como um todo.

Vale a pena refletir principalmente na estrutura e funcionamento da sua empresa. Nesse sentido, você pode levantar a missão, valores, modelo de negócio e informações auxilares como o setor de atuação, produtos ou serviços e stakeholders.

A partir daí vai começar a reflexão sobre como essa estrutura e relações comerciais (e de parceria) geram impactos.

2 – Identifique os impactos reais e potenciais

Essa é a parte do levantamento dos principais impactos reais (que já ocorreram) e potenciais (que podem ocorrer) – positivos e negativos – que sua empresa gera. Separamos o segundo passo em 2 partes:

1 – Fazer um levantamento geral a partir de entrevistas com stakeholders ou especialistas, pesquisas internas ou de terceiros e analisando os cadernos setoriais do GRI

2 – Em um segundo momento você deve refinar esse levantamento nas tabelas de impacto

O resumo é que você tem que ter uma grande lista com todos os impactos possíveis levantados (tanto os reais como os potenciais). É essa grande lista que em breve vai ser resumida nos seus temas materiais.

3 – Avalie a importância dos impactos

Agora que você já listou todos os impactos reais e potenciais, positivos e negativos, chegou o momento de avaliar cada um deles.

Essa avaliação é a base da priorização (passo 4) e envolve análises quantitativas e qualitativas, tanto por parte da organização, como  por meio da consulta a stakeholders e especialistas

Nossa sugestão é que você copie os impactos mapeados nas tabelas do passo 2 e cole aqui para poder fazer a avaliação individualmente. De maneira geral teremos:

  • Avaliação de impactos negativos reais – analisar tamanho, escopo e natureza irremediável
  • Avaliação de impactos positivos reais – analisar tamanho e escopo
  • Avaliação de impactos negativos potenciais – analisar tamanho, escopo, natureza irremediável e probabilidade
  • Avaliação de impactos positivos potenciais – analisar tamanho, escopo e probabilidade

Na Metodologia de Definição de Temas Materiais baseado no GRI 2021 criamos uma base de cálculo e opções de escolha que tornam o processo bem simples e objetivo. No nosso método geramos um score de impacto para cada item que varia de 0% a 100%.

4 – Priorize os impactos mais significativos para o relato

Esse é o momento de definir os temas materiais da sua organização. Esse é um dos passos obrigatórios para relatar usando o GRI e, se você passou pelos 3 passos anteriores, é aqui que vamos resumir tudo no que realmente importa para sua empresa. Separamos o quarto passo em 3 partes:

1 – Criar uma lista priorizando os impactos do mais significativo para o menos significativo de acordo com o score de impacto

2 –Agrupar os impactos em temas materiais que tenham sinergia. Ex: Água e Efluentes

3 – Criar um limiar de temas materiais que serão utilizados e validação deles com stakeholders, especialistas, análise de norma setorial e comparação com outros relatos já feitos de empresas no mesmo setor

banner planilha de auditoria de relatos de sustentabilidade baseada no gri 2021

Metodologia de como definir temas materiais de acordo com o GRI 2021

Se você quer entender de forma prática e objetiva como fazer a avaliação de materialidade para o seu relato GRI, recendo fortemente a nossa Metodologia de Definição de Temas Materiais baseado no GRI 2021

  • 100% baseada nas Norma e Padrões do GRI 2021 (mais atual)
  • Metodologia pronta para uso
  • Orientações de preenchimento nos slides
  • Arquivo em PowerPoint 100% editável
  • Insira sua logo
  • Documento final pronto para impressão

Veja um pouco mais da metodologia aqui:

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Leave a Reply