Vivemos em um mundo em constante desenvolvimento e as tecnologias sustentáveis são uma das formas que indivíduos, empresas e governos estão usando para combater as mudanças climáticas.
Então, ao mesmo tempo em que vejo uma série de notícias que mostram o lastimável estado mundial em relação ao aquecimento global e aos problemas de desigualdade social, também percebo uma série de inovações tecnológicas que nos aproximam de uma realidade mais sustentável e promissora em um futuro próximo.

Essas mudanças podem estar presentes na sua casa, na sua empresa ou nos produtos e serviços que você adquire e usa no seu dia a dia. Antes de eu te mostrar quais são as tecnologias sustentáveis que considero mais promissoras, vamos explorar um pouco mais esse conceito, o impacto delas para uma realidade focada no conceito ESG e alguns passos importantes para sua adoção.
O que são tecnologias sustentáveis
Como o próprio nome já diz, as tecnologias sustentáveis são tecnologias (conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na realização de objetivos e na produção de bens ou serviços) utilizadas com o objetivo de preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento social e econômico para as próximas gerações.
Essas tecnologias sustentáveis podem atuar de algumas maneiras diferentes e importantes:
- Substituição: quando uma inovação tecnológica permite a mudança de um recurso não renovável por um renovável. Por exemplo, o uso de lâmpadas alimentadas por luz solar para iluminar ruas ou estradas no lugar de lâmpadas incandescentes ligadas à rede elétrica local. Isso também vale para a mudança de materiais não biodegradáveis pelos biodegradáveis na produção.
- Eficiência: quando essa tecnologia sustentável melhora a capacidade de uso de determinada máquina. Por exemplo, sensores de uso permitem que o consumo de água de torneiras seja reduzido drasticamente e que as mesmas sejam esquecidas abertas. Esse mesmo conceito pode e é aplicado para a energia elétrica (sensores de movimento) e mobilidade (desligamento automático de motores)
- Prevenção: quando o uso da tecnologia evita a deterioração, contaminação e outros impactos ambientais negativos por meio de seu uso ou produção. Por exemplo o uso de satélites para monitorar áreas de proteção ambiental, mapeando focos de incêndio ou desmatamento indevido.
E se você está em uma posição pessoal ou profissional de implementar teconologias sustentáveis na sua rotina, eu acredito que é importante pensar em alguns passos.
Passos importantes para a adoção de tecnologias sustentáveis
Se você quer implementar tecnologias sustentáveis na sua rotina (tanto pessoal quanto empresarial) ou se quer apenas passar a usar produtos ou serviços tecnológicos mais sustentáveis, você deve:
- Abrir a cabeça para o novo mundo que está surgindo – pra mim o primeiro passo tem relação direta com a nossa mentalidade. Entender que existem inovações sustentáveis que podemos aproveitar e que devemos buscá-las
- Separar reservas para investir nessas novas tecnologias – enquanto são inovações, provavelmente o preço não será o mais barato e talvez você precise escolher o que implementar ou nem consiga o dinheiro para ter/usar
- Analisar sua casa em busca de eletrodomésticos com baixa eficiência energética para trocar – alguns exempos incluem ar condicionado, geladeira, freezer, microondas, aquecedor, etc
- Implementar fontes de energia renovável ou mais eficientes no seu ambiente – se for possível usar sistema de energia solar, mas se não for, trocar lâmpadas incadescentes por LED, usar lâmpadas inteligentes, etc
- Implementar tecnologias que reduzam o consumo de água ou melhore seu reaproveitamento – que vão desde sistemas de coleta de chuva até válvulas para a descarga da privada
- Buscar formas de mobilidade mais sustentáveis para sua rotina – quando possível, usar carros elétricos ou mesmo transportes públicos elétricos ao invés dos que se baseiam em combustíveis normais
- Aproveitar novas tecnologias online que evitam gasto de recursos físicos – que vão desde sistemas de assinatura virtual até o uso de computadores para fazer anotações no lugar de cadernos
Esses são só alguns passos simples que você pode pensar tanto para a sua casa e rotina pessoal em família, quanto para a realidade da sua empresa e adaptação dos serviços que ela presta ou produtos que cria.

7 Exemplos de tecnologias sustentáveis
Agora, existe uma série de tecnologias sustentáveis que são extremamente promissoras e podem ajudar no recuo do aquecimento global. Algumas delas como a luz LED são mais conhecidas e, algumas outras, como a reciclagem química, são um pouco menos conhecidas, mas o mais importante mesmo é saber que esse é o futuro.
Trouxe esses 7 exemplos de 4 áreas diferentes, mas é óbvio que existe uma infinidade maior de novas tecnologias que estão surgindo em todas as áreas, desde a redução do consumo de água até a tecnologia que pode permitir a troca da frota de carros normais por carros voadores autônomos.
Então vamos começar por algumas tecnologias sustentáveis de mais fácil implementação no nosso momento atual:
Eficiência Energética
1 – Luz LED
Quando pensamos em eficiência energética e uso de luz, uma das primeiras tecnologias sustentáveis que me vem à mente é a iluminação LED, que tem substituído rapidamente as lâmpadas incandescentes tradicionais em casas, apartamentos, empresas e até locais públicos.
Essas lâmpadas LED chegam a proporcionar até 80% a mais de economia do que as lâmpadas tradicionais. Essas tecnologias são necessárias para você ou sua empresa se o seu objetivo é a adoção de uma forma mais sustentável de usar energia.
2 – Energia solar acessível
Até pouco tempo atrás ter um painel fotovoltaico na sua residência ou empresa era uma extravagância de poucos. Mas atualmente, com o barateamento da tecnologia e surgimento de soluções melhores, já é possível ver uma ampliação grande do uso de energia solar residencial.
Uma das ações que possibilitou a implementação dessa tecnologia (que ainda é cara do ponto de vista individual, mas que se paga ao longo do tempo) são os planos de financiamento para instalação delas. Nesse formato, você “troca” o pagamento da conta de LUZ, por uma parcela do financiamento, que vai amortizando ao longo dos anos até você ter pago pelo sistema.

Mobilidade
3 – Transporte individual elétrico
Os veículos elétricos estão começando a se tornar uma realidade no mundo e, aqui pelo Brasil, apesar da sua adoção ser mais lenta, já começa a existir de maneira um pouco mais estruturada.
As barreiras são grandes, afinal de contas, os preços de carros totalmente elétricos ou híbridos ainda são elevados em comparação com os modelos a gasolina ou diesel e também não existe tanta oferta de pontos de recarga.
Mas acredito que esse movimento vai aumentar por aqui e, em breve, tenho a esperança de trocar o meu carro atual (movido a gasolina) por um desses elétricos. Essa é uma das tecnologias sustentáveis que pode promover uma diminuição grande de uso de combustíveis fósseis. Eu fico sempre entusiasmado com notícias como a da estrada na Inglaterra que quer abastecer esses carros de energia enquanto eles estão em movimento.

4 – Transporte público elétrico
Se o carro elétrico é uma realidade crescente, uma outra que com certeza vai acontecer é a do transporte público elétrico, com opções de ônibus elétricos e de bondes elétricos para a população de maneira geral. Já existem diversas cidades no Brasil e no mundo com experimentos e opções em andamento.
Essa é uma opção que tem uma possibilidade de impacto gigantesca, dada a lógica de uso do transporte. Apesar do custo de aquisição maior, esse possível gasto se paga com o tempo pela economia de combustível (normalmente o diesel).

5 – Caminhões elétricos
Agora partindo para uma análise do uso de tecnologias sustentáveis na frota de transportadoras, temos um novo universo de possibilidades com os caminhões elétricos. Aqui no Brasil esse é um dos caminhos mais promissores, afinal existem estudos que indicam que eles são responsáveis pela poluição de cerca de 50% da poluição do ar, apesar de serem apenas 5% da frota que ocupa as estradas e rodovias diariamente.
É bem verdade que ainda existe muita coisa a ser feita. Para começar, ainda será necessário um ajuste operacional com pontos de abastecimento para longas distâncias. Outra coisa é o barateamento do custo total desses veículos, que atualmente (pelo que li) ainda é superior do que o modelo atual dos caminhões movidos a diesel.
Ainda existe todo um universo a se explorar em relação aos veículos autônomos, mas essa é outra história. Por agora, vamos explorar mais 2 tecnologias sustentáveis que podem mudar mercados inteiros.
Economia Circular
6 – Reciclagem de plásticos
Recentemente vi um dos episódios da série documental Desserviço ao Consumidor (na Netflix), falando sobre a farsa da reciclagem de plásticos no mundo. Talvez você não saiba, mas das cerca de 350 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados anualmente, apenas 16% são reciclados.
Algumas das tecnologias sustentáveis que são promissoras são a pirólise (que usa calor e ausência de oxigênio para reconverter os resíduos de plástico em matéria-prima líquida), a reciclagem química e a despolimerização modular, escalável e de alto desempenho com tecnologia de micro-ondas.

Armazenamento de energia
7 – Baterias de Lítio e Cobalto
Para fechar, apesar de eu não entender tanto desse mercado, vale a pena entrar nas teconologias sustentáveis de armazenamento de energia que estão proporcionando mudanças em diversos setores (inclusive o de veículos elétricos).
Tem ocorrido uma revolução no mercado de baterias de lítio e cobalto, proporcionando uma redução do seu preço e uma capacidade de armazenamento cada vez maior. Essas mudanças e avanços, que tem surgido desde o aumento do investimento em soluções para baratear carros elétricos (que tem a Tesla como uma de suas pioneiras) proporcionaram que alguns mercados evoluam. Só para dar um exemplo simples, as bicicletas elétricas estão usando baterias de lítio para aumentar sua autonomia e torná-las mais leves.
Vale a pena só fazer duas observações finais:
1 – Essas tecnologias sustentáveis nem sempre começam tendo processos totalmente sustentáveis, ou seja, existem críticas e análises que devem ser feitas hoje para que não fiquemos com velhos ditados que “os fins justificam os meios”. Gosto da ideia de preocupação com a sustentabilidade durante toda a cadeia produtiva e ciclo de vida dessas inovações
2 – Não são todas as tecnologias sustentáveis que serão acessíveis para todos hoje. Infelizmente o alto preço de algumas delas faz parte do custo exigido para se alcançar essas inovações em um primeiro momento.
