Skip to main content

Em um mundo onde as práticas ESG são cada vez mais importantes para as organizações, fica impossível pensar em um futuro onde as lideranças não tenham um envolvimento com esse assunto.

Matriz de desenvolvimento de lideranças ESG

Aqui no Sustentabilidade Agora desenvolvemos a matriz de desenvolvimento de lideranças ESG para auxiliar qualquer organização a mapear e auxiliar no desenvolvimento de suas lideranças e colaboradores.

Então deixa eu te mostrar os 3 passos que usamos por aqui para criar essa matriz de desenvolvimento de lideranças:

Passo 1 – Levantamento de gestores e potenciais lideranças

A ideia aqui é criar uma lista com pessoas em cargos de gestão e outras que ainda não estão nessas posições, mas tem a aspiração ou potencial para assumirem um cargo desses no futuro.

Você pode fazer isso em uma tabela simples e a ideia é ter um tabelão com o nome dos colaboradores e de seus cargos e áreas atuais.

Passo 2 – Avaliação do potencial de liderança e do envolvimento com ESG

Agora, para cada um dos colaboradores da lista, avalie se o seu potencial de liderança (PL) é baixo, médio ou alto e se o seu envolvimento com ESG (EE) é baixo, médio ou alto. Isso vai gerar uma posição na matriz:

PL = Baixo e EE = Baixo – Desinteressado(a)
PL = Baixo e EE = Médio – Conhecedor
PL = Baixo e EE = Alto – Potencial Técnico
PL = Médio e EE = Baixo – Contestável
PL = Médio e EE = Médio – Interessado(a)
PL = Médio e EE = Alto – Multiplicador
PL = Alto e EE = Baixo – Líder Negacionista
PL = Alto e EE = Médio – Potencial Líder
PL = Alto e EE = Alto – Talento ESG

Veja um exemplo disso na planilha de matriz de desenvolvimento de lideranças ESG:

matriz de desenvolvimento de lideranças ESG

Passo 3 – Plano de Desenvolvimento

Independentemente da posição na matriz de desenvolvimento de lideranças ESG que cada colaborador estiver, o ideal é criar um plano de desenvolvimento alinhado com suas expectativas e o que a empresa espera dele.

Para isso, crie uma estrutura de avaliação, acompanhamento e feedbacks baseada em comportamentos e competências que você espera desenvolver nele.

O mais importante no final do dia é ter certeza que as pessoas certas estão nas posições certas.

Me conta nos comentários se você já teve problemas ao lidar com algum líder negacionista e/ou desinteressados(as) e também se teve o prazer de encontrar talentos ESG e potenciais líderes ESG na sua organização ou projetos que realizou.

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Leave a Reply