Skip to main content

Normalmente, quando pensamos em exemplos de empresas sustentáveis e socialmente responsáveis pensamos em pequenos empreendimentos, porém, existem grandes empresas fazendo um trabalho excelente e sendo empresas modelo em sustentabilidade.

banner planilha de diagnóstico ESG ABNT 2030

Vale a pena saber o que elas estão fazendo e assim poder escolher com mais responsabilidade e transparência onde colocamos o nosso dinheiro.

3 Exemplos de Empresas Sustentáveis

Deixa eu te mostrar então 3 exemplos de empresas sustentáveis

1. Natura

Empresa

A Natura é um grande orgulho nacional e deve ser valorizada. Sua historia começou em 1969 com uma pequena fábrica em São Paulo e hoje é a maior multinacional brasileira de cosméticos. Além de ser uma empresa nacional que valoriza demais o seu trabalhador, incentivando o empreendimento feminino, a Natura é referência mundial em sustentabilidade e responsabilidade social.

Hoje, com mais de 7.000 empregados diretos e mais de 1.4 milhões de consultoras natura, a Natura é líder no Brasil e tem um reconhecimento e reputação que fazem dela uma empresa a ser exaltada. Seu portfólio inclui mais de 700 produtos premium desde desodorantes até maquiagem, produtos de tratamento para pele e cremes.

Natura empresas modelo

Inovação

Natura tem um foco enorme em tecnologia e inovação, e ele foi reconhecido pela revista Forbes em 2011, quando a empresa foi ranqueada a oitava empresa mais inovadora do mundo, próxima da Apple e Google. Nesse processo de invocação a sustentabilidade e responsabilidade social estão no centro das tomadas de decisão.

A meta da empresa é de sempre cultivar relacionamentos saudáveis, transparentes e positivos com todos seus stakeholders, essa ideia se traduz no lema “bem estar bem”. Desse lema derivam 4 princípios que são essenciais para a tomada de decisão dentro da empresa:

  • Humanidade: cultivar relacionamentos e valorizá-los
  • Equilibrio: inspirar harmonia
  • Transparência: conduzir o negócio de forma aberta sem ambiguidades e discriminação.
  • Criatividade: se atreva a inovar, inove com determinação e paixão

Sustentabilidade

Sustentabilidade está no centro de todas as decisões tomadas pela empresa e isso se traduz nos ingredientes usados em seus produtos, na forma que eles são extraídos da natureza, na forma que as comunidades locais são tratadas e em toda a cadeia de produção da Natura.

Como exemplo disso temos o grande esforço e cuidado da empresa em relação ao uso da água e seu acompanhamento. Natura iniciou um estudo completo da sua cadeia de produção, desde a extração dos ingredientes até o produto final, isso permitiu que ela tivesse a visão geral de todos os impactos gerados durante todo o processo de manufatura. Esse estudo se tornou o primeiro inventário de água da empresa. Essa é uma metodologia criada pela WFN (water footprint network), a primeira organização internacional empenhada em promover um uso sustentável, eficiente e justo do nosso bem mais precioso que é a água. Natura foi a primeira empresa mundial de cosméticos a fazer uma parceria com essa organização e aplicar essa tecnologia.

banner planilha de diagnóstico ESG ABNT 2030

A Natura trabalha diretamente com as comunidades da floresta amazônica e trabalha incessantemente para cuidar e preservar a floresta. A utilização de ingredientes naturais de forma ética e responsável são pilares indispensáveis para a empresa. Vale muito a pena ler mais sobre as dezenas de iniciativas e projetos maravilhosos que essa empresa nacional tem.

Além de tudo isso a Natura possui o certificado B corp desde 2014, alem de outros certificados como o Programa Leaping Bunny – um programa global que apresenta padrões cruelty free que vão além de requisitos legais e o UEBT (Union for Ethical Biotrade), garantindo que os ingredientes naturais são obtidos com respeito pelas pessoas, floresta e biodiversidade.

Natura empresa modelo

Eu sempre fui muito fã da Natura pelos seus produtos e agora lendo mais sobre ela e suas iniciativas tenho mais orgulho ainda de ter uma empresa tão engajada e comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil.

2. Ben&Jerry’s

Empresa

Quem não gosta de sorvete? Eu sou apaixonada por sorvete e fiquei muito feliz quando comecei a ler mais sobre essa empresa, e hoje eu não penso duas vezes em qual marca comprar quando quero um sorvete.

A Ben&Jerry’s é uma marca americana de sorvetes fundada em 1978 de propriedade da Unilever. A empresa está presente em mais de 35 países e possui mais de 570 pontos de venda. Além de ser uma grande empresa de sorvetes que fabrica produtos deliciosos, também podemos categorizar a Ben&Jerry’s como um negócio socialmente responsável e engajado, investido em soluções de sustentabilidade.

sorvete Ben&Jerry's

Responsabilidade social

Sendo uma empresa de sorvetes, a Ben&Jerry’s tem uma variedade de consumidores, sendo a maioria adolescentes e jovens adultos. Com isso em mente, eles são muito vocais sobre questões atuais que dizem respeito aos seus clientes. Eles acreditam que possuem a responsabilidade e a oportunidade de ser uma força de mudança. Algumas questões que eles se preocupam: reforma da Justiça Criminal, direitos de voto, justiça racial, direitos LGBTQ+, justiça climática etc.

É inspirador ver uma empresa grande sendo tão vocal e apoiadora desses movimentos importantes. Eles são um exemplo a ser seguido como um negócio que usa sua plataforma e seu palco para dar voz a grupos que lutam por mudanças.

Ben&Jerry's ativistas

Seus valores também estão alinhados com sua missão social de atender às necessidades humanas e eliminar injustiças nas comunidades. Eles tentam minimizar seu impacto no mundo em relação ao desperdício, apoiam formas sustentáveis e seguras de produção de alimentos, reduzindo a degradação ambiental e apoiando a viabilidade econômica das comunidades rurais.

Sustentabilidade

Seu primeiro objetivo é ter 100% de embalagens livres de plástico à base de petróleo e para que sejam reutilizáveis, compostáveis ou recicláveis até 2025. O plástico à base de petróleo é muito difícil de reciclar, de modo que é um objetivo essencial.

Em 2019, eles pararam de oferecer canudos plásticos e colheres em mais de 600 lojas em todo o mundo, evitando em média 80.000 quilos de plástico a cada ano.

Até o final desse ano, suas Lojas Scoop, com sede nos EUA, passarão dos copos de sorvete, copos de bebidas e tampas existentes para embalagens compostáveis à base de plantas.

Ben&Jerry's embalagens

Algumas metas importantes da empresa são: reduzir a emissão de carbono em pelo menos 45% até 2030, passar para 100% de energia renovável até 2050, parar de usar o carvão inteiramente e parar o desmatamento de florestas tropicais de crescimento antigo.

Sua estratégia climática inclui metas aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), que ajuda as empresas a estabelecer metas para manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC (meta do Acordo de Paris de 1,5°C). Alguns exemplos disso:

  • Energia 100% renovável até 2025
  • Redução de 40% na intensidade dos gases de efeito estufa até 2025
  • Redução de 80% na intensidade dos gases de efeito estufa até 2050

A Ben&Jerry’s é um exemplo de como aplicar corretamente a sustentabilidade no ambiente de negócios. Juntamente com seus fornecedores e stakeholders a empresa está moldando o setor e liderando pelo exemplo.

Alem disso eles também possuem a certificação B corp, eles se tornaram a primeira subsidiária integral a obter a certificação (Ben & Jerry’s Caseiro, Inc é uma entidade corporativa distinta, uma subsidiária integral, em oposição a uma divisão, da Unilever).

3. Danone

Empresa

A Danone é uma empresa multinacional fundada em 1919 na Espanha como uma pequena fábrica de iogurte. Hoje, a empresa é líder mundial em produtos lácteos frescos e em produtos à base de plantas, também é a número um na Europa em nutrição médica avançada

Os produtos da empresa estão presentes em mais de 120 países ao redor do mundo. Cerca de 90% dos volumes de produtos vendidos estão nas categorias de saúde.

Danone

Sustentabilidade

Os objetivos de longo prazo da Danone estão diretamente alinhados ao seu compromisso com uma economia global sustentável. O lema “One Planet, One Health” criado em 2017 reflete fortemente esse engajamento, eles acreditam que podem fortalecer sua agenda empresarial e financeira, bem como criar valor sustentável para todos. Seu forte compromisso com o progresso social, econômico e sustentável faz deles uma referência para negócios sustentáveis.

Novamente falando da certificação B corp, em relação à Danone, 33 de suas entidades obtiveram a certificação, o que significa que aproximadamente 50% das vendas globais da empresa estão agora cobertas pela certificação. Continuando essa forte parceria, seu objetivo é estar totalmente certificado em toda a empresa até 2025. 

banner planilha de diagnóstico ESG ABNT 2030

Seguindo 5 pilares, a Danone consegue ser um importante agente de transformação:

  1. Trabalhadores: Valores inclusivos e incorporados no dia a dia
  2. Meio Ambiente: Ambientalmente amigável em tudo o que fazemos
  3. Clientes: Produção e Gerenciamento de valor e impacto para os clientes
  4. Governança: Responsável e transparente
  5. Comunidade: Generosa com nosso tempo e recursos na comunidade

Ainda alinhados com o lema “One Planet, One Health”, a Danone definiu suas metas de 2030 que correspondem a um conjunto de nove metas de longo prazo. Ao definir essas metas, a empresa os alinhou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Nove metas de longo prazo:

  1. Oferecer experiências alimentares superiores e inovar, sempre
  2. Proporcionar um crescimento sustentável superior e rentável
  3. Seja certificado como uma B Corp
  4. Impactar a saúde das pessoas localmente
  5. Crescer marcas de manifesto
  6. Preservar e renovar os recursos do planeta
  7. Confie o pessoal da Danone para criar um novo futuro
  8. Fomentar o crescimento inclusivo 
  9. Sirva a revolução alimentar com parceiros

Adotando essa estratégia, a Danone garante que eles tenham uma linguagem universalmente compreendida. Eles têm um compromisso forte, estruturado e tangível que mostra um alinhamento muito sólido com a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

Danone One planet one health

Estudando mais sobre essas empresas e algumas outras eu vejo como é extremamente importante que a gente, os consumidores, corra atras de informação para assim, colocarmos nosso dinheiro no lugar certo.

Compartilhe com a gente nos comentários alguma outra empresa que você conheça que vale a pena dar uma olhada, vamos adorar saber de mais exemplos como esses que descrevemos aqui nesse post.

One Comment

Leave a Reply