Skip to main content
Energias Renováveis - mix
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm

Vocês já conhecem o que são energias renováveis? Vamos voltar no tempo um pouquinho e lembrar lá das aulas de ciências que tivemos faz tempo.

Diferença entre energias renováveis e não renováveis

Na natureza existem dois tipos de fontes de energia:

fontes de energia renováveis: são aquelas que utilizam recursos que não acabam ou que se regeneram na natureza, como a energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, oceânica e hidrogênio.

– fontes de energia não-renováveis: são as que usam recursos que se esgotam na natureza, como o uso de combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo) e a energia nuclear. O uso ostensivo dessas formas de energia são grandes produtoras de problemas para o meio ambiente.

Energias Renováveis - Renovável x Não renovável
Fonte: https://www.diferenca.com/fontes-energia-renovaveis-nao-renovaveis/

E aí, ficou facinho agora né? As energias renováveis são as consideradas inesgotáveis, pois se renovam constantemente na natureza! Como fontes de energia, ainda encontramos o maior uso das fontes não renováveis em escala global.

A geração de eletricidade a partir de fontes de energias renováveis e não renováveis

Segundo o EPE (Empresa de Pesquisa Energética) “atualmente, grande parte da energia consumida no mundo é proveniente de fontes não renováveis, porque as características dessas fontes são bem conhecidas, possuem um rendimento energético elevado (poucas perdas de energia no processo de transformação), preços atrativos, geram muitos empregos e possuem infraestrutura construída para geração e distribuição (usinas, dutos, ferrovias e rodovias). Os principais usos das fontes não renováveis são:

  1. na geração de eletricidade;
  2. como combustível nos transportes de cargas e de pessoas e;
  3. no aquecimento de casas.

Contudo, essas não são energias renováveis e são responsáveis por grande parte da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera por liberarem poluentes que impactam na saúde e no meio ambiente devido ao processo de queima dessas fontes para geração de energia.

Apesar de serem mais limpas (por emitirem menos gases de efeito estufa) e inesgotáveis, algumas energias renováveis apresentam variação na geração de energia elétrica e impactos ambientais consideráveis, sendo preteridas pela estabilidade de produção das fontes não renováveis em diversos países. Para ilustrar isso temos a energia eólica que não produz energia quando não há ventos e apresentam problemas as aves locais, a energia solar que não produz a noite e tem custo elevado para produção das placas fotovoltaicas pelo minérios utilizados, e das fontes hídricas que podem ter decréscimo na produção durante períodos de estiagem além de precisarem inundar grandes área para represar as águas.

Essas são as fontes de energias renováveis primárias:

  1. Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;
  2. Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;
  3. Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;
  4. Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas;
  5. Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.

Ambas as fontes de energia são ostensivamente utilizadas na produção de energia elétrica e, mesmo vindo de fontes de energias renováveis ou não renováveis, o processo de distribuição até chegar em nossas casas é basicamente o mesmo. Elas saem das usinas através de linhas de transmissões até subestações que distribuem a energia conforme infográfico abaixo:

Energias Renováveis - Ciclo da Energia Elétrica
Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/infograficos

Energias renováveis no Brasil

Em terras tupiniquins, as energias renováveis são responsáveis por mais de 84% da energia elétrica produzida e utilizada no Brasil, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo um dos 5 maiores produtores mundiais de energia hidrelétrica, representando mais de 60% da geração de energia do país através dessa fonte renovável de energia.

Energias Renováveis - Comparativo de uso de Energias Renováveis
Fonte: https://blog.bluesol.com.br/fontes-de-energia-renovaveis/

Outras energias renováveis tem relevância no cenário nacional, como a solar e a eólica mas a escassez de incentivos governamentais, falta de acesso a informação e a forte concorrência da já predominante indústria hidrelétrica, faz com que ainda não seja possível a muitos brasileiros gerar sua própria energia baseado nessas fontes e não enxergarem a prática como um investimento.

O investimento inicial nas fontes de energias renováveis é alto, mas compensa a longo prazo. Além da redução dos impactos ambientais ainda existem projetos de incentivos fiscais fiscais e a redução do uso de energia elétrica convencional.

Distribuição na produção de energia elétrica no Brasil

Atualmente, a distribuição da produção de energia elétrica no Brasil se desenha dessa forma:

Energias Renováveis - Grafico Brasil
Fonte: https://blog.bluesol.com.br/fontes-de-energia-renovaveis/

Falando nisso, você sabe o que são aquelas bandeirinhas que encarecem sua conta de energia? Aquelas cores são indicativos de que o consumo de energia elétrica aumentou ou que a produção reduziu (como vimos, as energias renováveis podem passar por períodos de intabilidade de produção) e que uma produção paralela de de energia elétrica está sendo acionada para suprir o consumo da região.

No Brasil, as usinas termelétricas tem essa função e a representação das cores indicam o seguinte:

Energias Renováveis - Bandeiras de consumo de energia
Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia

Para que possamos rever certos hábitos e melhorar o nosso consumos de energia elétrica temos algumas dicas dos especialistas do EPE para vocês:

Energias Renováveis - Dicas de Uso Consciente
Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/infograficos

Perspectivas para o setor de energias renováveis

As projeções para o uso de energias renováveis são bastante otimistas em escala mundial onde até 2040 irão corresponder a 85% do desenvolvimento do consumo de energia, enquanto as fontes não-renováveis sofrerão redução de consumo. Espera-se que as energias solar e eólica tenham um crescimento bastante significativo nos próximos 20 anos, inclusive no Brasil, onde a energia solar poderá substituir a energia elétrica das hidrelétricas em diversos itens de uso diário, como os chuveiros elétricos por exemplo.

Você sabia que em muitas cidades a energia solar já é usada para serviços públicos? Postes de iluminação pública, detectores de velocidade e outros itens tem placas solares acopladas para gerar a energia necessária para a execução de suas atividades.

Energias Renováveis - Placas solares
Fonte: https://www.epe.gov.br/pt/

Outra área que utiliza esse tipo de energia renovável são os satélites em órbita e foguetes. Já repararam o tamanho das placas solares que eles possuem?

Nesse sentido, a busca pela utilização de mais fontes de energias renováveis é focada na redução dos impactos ambientais, especialmente na produção de CO² (gás carbônico) que agrava o efeito estufa.

Energias Renováveis - Grafico Comparativo de Emissão de CO2

Inclusão Social

Outra grande tendência das energias renováveis é a microgeração, o que poderia melhorar as condições de vida de diversas famílias que vivem sem acesso à energia elétrica. Programas governamentais e não governamentais trabalham para levar possibilidades a essas famílias de gerarem sua própria energia através de placas solares que são revertidas em energia elétrica com a tecnologia adequada. Assim, muitas pessoas estariam tendo suas dignidades restauradas e contribuindo para a difusão das energias renováveis como uma alternativa eficaz para a geração de energia a nível global.

Dinâmicas Alternativas

Algumas empresas também tem incentivado funcionários e clientes a “produzirem sua própria energia” com bicicletas ergométricas que geram energia para carregar celulares ou outros instrumentos eletrônicos pela produção de energia cinética. Dessa forma simples, é possível mostra ao mundo que usando o tempo que temos para nos exercitar, podemos aproveitar e gerar energia ao mesmo tempo ao invés de apenas consumir o que é produzido.

É possível encontrar fontes de energias renováveis para uso domiciliar ou empresarial?

Muitas empresas estão se especializando no mercado de energias renováveis e as especulações sobre a necessidade latente dessa demanda podem oferecer boas possibilidades de negociação e algumas ciladas, portanto é sempre bom analisar muito bem as oportunidades que aparecem para que seu investimento em aderir as energias renováveis seja um sucesso e não um pesadelo.

A energia solar tem sido a mais nova queridinha do mercado. É possível instalar desde pequenas placas solares (para itens específicos ou pequenas residências) e grandes painéis que podem produzir energia suficiente para suprirem a necessidade de complexos maiores. Os custos para aderir a outras fontes de energias renováveis ainda é “bem salgado” mas, com o crescimento da demandas e as novas tecnologias que surgem todos os dias, as oportunidades de produtos no mercado aumenta e fica cada dia mais palpável o uso dessas fontes de energia limpa.

Outra perspectiva positiva para o setor de energia é a busca pela redução da emissão de CO2 e outros gases que poluem e prejudicam o meio ambiente. Alternativas elétricas estão surgindo principalmente na área de transportes com carros, veículos leves sobre trilhos, bicicletas e outros para curtas e medias distâncias. O uso desses itens realmente reduz a emissão direta de CO2 na atmosfera, mas requer uma maior produção de energia elétrica para suprir essa nova onda de consumo. Por isso que utilizar outras fontes de energias renováveis além da hidrelétrica deixou de ser uma perspectiva para o futuro e passou a ser uma necessidade para o presente.

Energias Renováveis - Lâpada

Pra fechar…

E você, já pensou em aderir as fontes de energias renováveis no seu entorno? Leve esse tema pra sua reunião de condomínio. Questione seus políticos sobre o tema. Opte por usar produtos que tenham em sua produção a preocupação em usar fontes de energias renováveis. Dá pra fazer nossa parte apenas levantando esse tema por aí.

E aí, vamos? Agora que vocês foram apresentados ficou mais fácil né? Se tiverem dicas, curiosidades ou já façam uso de outras fontes de energias renováveis, compartilhem conosco.

Energias Renováveis - Capa
João Ricardo Saraiva

Apaixonado pelo meio ambiente, praticante de esportes, viciado em Coca-Cola, guloso por sabores, devoto da minha família, fiel a meus amigos, tio do doguinho mais fofo Elton John, viajante por natureza, embaixador da ARGILANDO, curioso por conhecimento e, agora, criador de conteúdo junto com vocês.

Leave a Reply