A cada dia que passa vemos os hábitos sustentáveis como uma nova alternativa que bate a nossa porta, seja por nos deparamos com resoluções de fim de ano, desafios pessoais e (por quê não?) uma pressãozinha social via meios de comunicação, mídias sociais e pessoas próximas nos lembrando (ou cobrando).
Mas, o que são, como se vestem, do que se alimentam e onde encontrar esses tais hábitos sustentáveis? A ideia desse texto não é tornar vocês pessoas mais sustentáveis e dar um certificado ou uma estrelinha de sustentabilidade. O intuito é mostrar que é possível incluir na sua rotina situações onde a sustentabilidade esteja presente de forma prática, simples e casual… assim como amarrar os sapatos ao calçá-los.
O que são Hábitos Sustentáveis?
Hábitos são rotinas de comportamento que se repetem regularmente, muitas vezes de forma automática. Essa é uma definição que pode ser encontrada em diversas plataformas ou livros especializados em conceitos e significados. Algo que seu subconsciente já assimilou como parte do seu dia a dia e que, involuntariamente, você acaba fazendo “por força do hábito”.
Alguns hábitos são como espasmos do nosso corpo, como se espreguiçar ao acordar, ou levar a mão à boca ao tossir ou espirrar… outros são convenções sociais, como pedir perdão ao esbarrar com alguém na rua, ou parar ao ver um sinal fechado… os seres humanos são condicionados a observar, sentir e nos adaptar ao meio que vivemos. Nossos olhos enxergam mais do que percebemos e nossa mente assimila tudo que se passa mesmo de forma inconsciente.
De volta a nossa questão, o que seriam então hábitos sustentáveis? Seria condicionar nossa vida a incluir pequenas ações de sustentabilidade na nossa rotina! Existem várias formas de se fazer isso que passam desde noções de cidadania a projetos sociais e de sustentabilidade, como a reciclagem por exemplo. O simples fato de não jogar lixo no chão é um hábito sustentável. Para melhorar isso, que tal descartar o seu lixo em local apropriado? O grande desafio aqui é encontrar sua motivação e por onde começar a incluir ações sustentáveis na sua rotina até ser tão comum que se tornará um hábito.
10 Exemplos de Hábitos Sustentáveis de fácil inclusão na sua rotina diária
- Descarte apropriado do lixo (reutilização de embalagens, separação para reciclagem, doação de itens para projetos sociais ou cooperativas engajadas e muitas outras possibilidades)
- Rever hábitos alimentares que gerem menor impacto (ver post Movimento Segunda sem Carne)
- Uso consciente de água
- Optar por energias renováveis sempre que possível
- Trocar automóvel próprio por transporte público ou alternativos (bicicletas, patinetes, etc.)
- Práticas de compostagem individual ou coletivas
- Substituir itens do cotidianos por versões biodegradáveis
- Favorecer pequenos produtores locais
- Utilização de sacolas reutilizáveis (redução do consumo de plástico)
- Evitar desperdício
Mitos e Barreiras
Muitas pessoas começam a fazer esse processo de incluir hábitos sustentáveis e acabam se desiludindo ou desistindo por diversos motivos:
- não conseguem atingir o resultado esperado;
- do que adianta um fazer se os demais não fazem;
- isso é responsabilidade dos governantes e deveria ser política pública;
- e diversos outros, cada qual de acordo com o momento pessoal de cada indivíduo.
A verdade é que se esperarmos pelos outros, nossas metas nunca serão atingidas. Temos de nos concentrar em fazer nossa parte e saber que aquilo foi suficiente por hoje. Amanhã, repetiremos e poderemos fazer mais. E, com o tempo, nossos hábitos sustentáveis podem ser o estímulo para que outras pessoas também comecem a incluir a sustentabilidade em suas rotinas.
Exemplo prático de Hábito Sustentável – O Lixo Doméstico
Vamos usar o lixo como um dos exemplos de hábitos sustentáveis. Alguns dizem: – “Não adianta eu separar meu lixo se no caminhão vão misturar tudo mesmo!” Isso é um mito! O ciclo do lixo doméstico é muito mais complexo do que parece e o simples fato de separar o seu pode ser um hábito sustentável de grande valia.
A imagem retrata o que seria o ciclo básico do lixo, dentro do que a sociedade consideraria o modelo ideal, com possibilidades de coleta seletiva, destinação apropriada, reutilização ao máximo de suas possibilidades e retorno ao consumidor de forma reciclada ou reutilizável.
Muitas cidades, especialmente os grandes centros e capitais, dispõem de sistema de coleta seletiva através de suas contratadas para limpeza urbana, com recolhimento em dias e horários específicos que podem ser encontrados nos sites dessas empresas ou das prefeituras. Se seu condomínio ou residência ainda não está cadastrado, isso pode ser feito e contribuiria para uma melhor coleta e destinação do lixo doméstico de sua região.
Contudo, o processo onde o lixo doméstico se encontra hoje é muito mais simplório (em grande escala) e pode ser resumido da seguinte forma:
Daí a importância de hábitos sustentáveis dentro do seu cotidiano. O simples fato de separar o seu lixo vai diretamente afetar o processo de coleta dos catadores que vivem da busca por materiais que possam ser reciclados e vendidos para instituições que trabalham com reciclagem, além de garantir a segurança deles e dos trabalhadores que manuseiam o seu lixo de alguma forma, podendo ser desde o zelador do seu condomínio até o gari que coloca o lixo no caminhão.
Você já deve ter visto um desses catadores rasgando sacos e mais sacos de lixo, enfiando as mãos em lixeiras ou coletores, colocando em risco sua integridade. Mais do que facilitar a busca deles, você estará devolvendo a dignidade de um cidadão. Fora o fato que o lixo revirado dificulta a coleta dos garis que, por muitas vezes, acabam espalhando o lixo ao tentar colocar dentro do caminhão por conta dos sacos já rasgados. O simples fato de separar o seu lixo e identificá-lo, resolveria todas essas situações descritas acima e seria apenas uma coisa cotidiana em seu dia.
Desafio
Que tal começar (ou retomar) um hábito sustentável ainda hoje? Todo mundo tem um cantinho em casa que é subutilizado. Embaixo do tanque, ao lado da lixeira, naquele quartinho que ficam “as bagunças”. Aí entra a possibilidade de transformar seus hábitos sustentáveis em rotina! Escolha um desses lugares, coloque um saquinho e destine ali 1 ou mais itens a serem reciclados*. Latinhas de refrigerante, garrafas pet, vidro, ou qualquer um que considere mais prático pra você (ver lista de itens recicláveis abaixo).
Após o consumo o produto, lave junto com sua louça e coloque no local escolhido. Em 2 ou 3 dias você, provavelmente, terá a sacola cheia para destinar na lixeira do seu condomínio ou residência. Se quiser caprichar mais ainda, identifique o que tem na sacola para facilitar ainda mais o manuseio. Pronto! Sua rotina sustentável já começou. Não se prenda ao resultado final ainda. Apenas faça! Sua ação está sim fazendo a diferença por mais que não seja visível para você de imediato.
Com o tempo, esse hábito sustentável já estará fazendo parte de sua rotina e você estará separando mais itens e incentivando outras pessoas a fazer o mesmo, pois uma rotina sustentável te motiva e mobiliza outros para fazer parte disso também.
Compartilha conosco a sua experiência. Vamos mostrar que dá pra ser sustentável agora!
*alguns itens recicláveis precisam de descarte e preservação específicos. Procure mais informações sobre determinados itens antes de começar a juntar em casa.
Para mais informações sobre o que é ou não reciclável, acesse o site da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói