Skip to main content

Nós sabemos infelizmente que a Industria da moda gera um impacto muito negativo tanto no nosso planeta quanto na nossa saúde. O problema realmente é muito grande, mas olhando com um olhar otimista conseguimos enchergar muito espaço para inovações.

Impactos negativos

A industria da moda é responsável por aproximadamente 20% da agua desperdiçada mundialmente, alem de ter um impacto pior do que todas as companhias áreas juntas quando olhamos as emissões de carbono globais.

Industria da moda

Dados alarmantes

  • Mais de 100 bilhões de peças de roupas são produzidas anualmente.
  • São necessários 2.700 litros de agua para produzir uma camisa de algodão, a mesma quantidade de agua que uma pessoa bebe em media durante 2,5 anos.
  • Em media nós usamos uma peça de roupa apenas 7 vezes.
  • A baixa qualidade das roupas impedem que elas sejam reutilizadas depois, sendo assim, 73% das roupas depois de descartadas são queimadas em lixões.

“O modelo de negócio utilizado na indústria da moda está quebrado e nós precisamos urgentemente encontrar alternativas”

Safia Minney Mbe, fundadora e CEO da marca eco-fashion People Tree no documentário ‘The true cost’

Mudanças

Precisamos mudar tanto o modo que produzimos roupas quanto o modo como consumimos elas.

Economia circular

Princípios de uma nova industria da moda:

  1. Modelo de negocio: partilha, troca, aluguel, reparação e revenda.
  2. Materiais: seguros e renováveis.
  3. Soluções: projetar e fazer roupas para que os materiais possam ser usados repetidamente.

Inovações

Existem diversas iniciativas ja sendo tomadas por empresas no ramo da moda para trazer cada vez mais sustentabilidade para essa industria tão poderosa.

Existem algumas estratégias de design que podem ajudar bastante com essa revolução.

Estrategias de design

Lixo Zero/ pouco lixo

Essa é uma estratégia para lidar com a questão do desperdício na fonte, usando o método de design de desperdício zero (lixo zero) no inicio e reutilizando e reaproveitando os resíduos têxteis pre e por consumo em outros projetos.

Técnicas: desperdício zero, upcycling e reconstrução.

Potencial de reciclagem

Estima-se que menos de 1% do material usado para produzir roupas e reciclado em roupas novas. Essa realidade não só leva a uma perda de valor econômico como também tem inúmeros impactos ambientais e sociais.

Os designes devem abordar os produtos de moda tendo em mente o fim da vida útil dele, o que permite um sistema de circuito fechado para manter o valor e a qualidade das fibras e todos os materiais a serem reciclados com segurança e infinitamente como o objetivo final.

Reciclagem

Materiais/ processos com pouco impacto

Durante o processo de produção de materiais e produtos, métodos de produção nocivos e substâncias perigosas são frequentemente usados para aumentar a eficácia, melhorar a qualidade e reduzir custos, mas muitas vezes a custa da saude do nosso planeta e das pessoas.

Os designers tem a capacidade de adotar o uso de fibras, materiais e métodos de produção de baixo impacto que reduzem o consumo de energia e agua e minimizam a descarga de produtos químicos ao entrar e voltar ao sistema da moda.

Moda circular

Longevidade

A longevidade de uma peca de roupa é crucial para a sustentabilidade da industria têxtil. Quando uma rosa e produzida, uma quantidade significativa de recursos naturais e utiliza. Se a vida útil dessa peca for curta, todo esse investimento e desperdiçado e os impactos ambientais são ainda maiores.

Por isso, investir em roupas duráveis e de alta qualidade e fundamental.

Quando as roupas são produzidas com qualidade e durabilidade elas tendem a durar muito mais e a serem passadas adiante, seja por meio de doação ou de revenda. Isso ajuda a criar um mercado de roupas usadas e a reduzir a quantidade de pecas que vão parar no lixo, contribuindo para uma economia circular.

E alem de tudo as roupas duráveis também são uma opção mais acessível e econômica a longo prazo, pois não precisam ser substituídas com tanta frequência.

Roupas duraveis

Reduzir o consumo de moda é talvez a mensagem mais importante que a indústria e o público podem e devem considerar, o que, por sua vez, significa criar novos sistemas que promovam outros valores além do ganho monetário.

Ao criar uma visão holística do bem-estar, promovendo segurança social de todos os seus trabalhadores e protegendo a saúde global, a indústria garante que a sustentabilidade se torne o padrão para todos.

Leave a Reply