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Como uma boa brasileira eu sempre gostei muito da marca de cosméticos Natura. Famosa por investir em consultoras como seu principal canal de vendas, a empresa sempre foi referência em bons produtos e preços acessíveis.

Eu também sabia que a Natura sempre investiu muito em sustentabilidade e responsabilidade social, porém, eu não tinha ideia da dimensão e da importância que ela tem no cenário global de cosméticos e principalmente como referência de empresa sustentável.

Natura sustentabilidade

A Empresa.

A Natura é uma empresa internacional de cosméticos com sede no Brasil e cada vez mais ativa no cenário global.

Foi fundada em 1969 baseada nos valores fundamentais de fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas, mas sempre com o meio ambiente e sua preservação em mente.

Atualmente, a Natura emprega cerca de 7.000 pessoas diretamente, mas uma parte fundamental de sua abordagem de marketing é usar “consultores de vendas” trabalhando em vendas diretas; já são mais de 1,4 milhões de mulheres.

A empresa opera extensivamente em toda a América Latina com fábricas e instalações na Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México; também possui uma grande instalação de P&D na França. 

Inovação

A empresa tem um histórico impressionante em inovação e foi reconhecida em 2011 pela revista Forbes que classificou a Natura como a oitava empresa mais inovadora do MUNDO.

Existe um investimento anual altíssimo em inovação, mais de 3% do faturamento líquido da empresa é direcionado para esse fim.

O grande objetivo da Natura é cultivar relações saudáveis, transparentes e positivas entre todas as partes envolvidas em seu negócio.

Com isso, surgiu a ideia central do lema da Natura: “bem estar bem”, que se traduz em 4 princípios que orientam todas as decisões a serem tomadas pela empresa.

natura bem estar bem
  1. Humanismo: Cultivar relações e valorizá-las. Respeitar e estimular o ser humano e o individualismo; isso enriquece a diversidade e contribui para a sociedade;
  2. Equilíbrio: Inspire harmonia e a dinâmica natural da humanidade.
  3. Transparência: Conduzir negócios de forma aberta sem ambiguidade e discriminação. Busque qualidade. Reconhecer imperfeições. Compartilhe perguntas e respostas.
  4. Criatividade: Ouse inovar. Buscar relações inovadoras com espírito, determinação e paixão, com o objetivo de melhoria continua, intuição, sensibilidade e conhecimento.

Um ótimo exemplo para tangibilizarmos esse lema é a abordagem pioneira da Natura em alavancar a biodiversidade brasileira como fonte de inovação. O desenvolvimento de óleos essenciais 100% derivados da biodiversidade nacional, o lançamento da marca Ekos que consiste em uma gama de produtos feitos de frutas exóticas, raizes e nozes onde as matérias-primas teen da floresta amazônica e de outras florestas brasileiras e diversas outras iniciativas.

Natura produtos

Amazônia

Eu poderia ficar aqui listando milhares de iniciativas maravilhosas que a Natura teve e continua tendo em relação a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, mas aqui vou focar na relação da empresa com a preservação da floresta amazônica.

Realmente me deixa muito feliz em ver essa historia de cooperação entre a empresa e a natureza e a forma tão bonita que a Natura construiu seu negócio baseado na preservação e cooperação.

E para quem ainda acha que sustentabilidade é só uma bobagem para mostrar para a ONU: Natura & Co ocupa o 2º lugar do mundo entre as maiores companhias de Venda Direta, com receita anual de US$ 7,2 bilhões em 2021. 

Natura

A Natura entendeu desde cedo que é muito mais inteligente, eficaz e rentável manter a sua fonte de matéria prima preservada e saudável para poder sempre usufruir dela ao invés de demandar os recursos ate o fim e depois procurar outra fonte.

Resumindo: se a floresta amazônica me dá os melhores ingredientes, com a maior qualidade que eu posso ter e com isso eu faço produtos excelentes que eu vendo e obtenho lucro então não faz sentido nenhum eu não lutar para preservar essa minha fonte.

A linha Natura Ekos, criada em 2000, como falei no começo do texto, nasceu com o propósito de se alinhar com a biodiversidade nacional. E 21 anos depois essa iniciativa fez com que a Natura conseguisse atingir a marca de 2 milhões de hectares conservados de floresta.

“Há mais de vinte anos, a Natura aprendeu que só seria possível manter a floresta em pé com a parceria com as comunidades agroextrativistas. A maior transformação foi envolver e engajar toda a cadeia de valor, da produção até o uso final dos produtos, gerando mais regeneração e impacto positivo para todos e para a Natura” afirma Denise Hills, diretora global de Sustentabilidade da Natura.

Depois de ler bastante sobre a empresa e suas iniciativas é mais do que compreensível que a Natura seja citada aqui na Europa como um dos grandes exemplos mundiais de sustentabilidade e responsabilidade social. Tenho muito orgulho de termos uma marca brasileira servindo de benchmarking mundial em sustentabilidade.

Espero que cada vez mais empresas entendam rápido que esse novo modelo de negócio além de ser mais ético e sustentável é mais rentável no longo prazo.

Preservação da fonte de matéria prima + Stakeholders respeitados = Empresa produtiva e rentável

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