Skip to main content

A cada dois anos a Green Biz faz a pesquisa do Panorama da Sustentabilidade (State of the Profession 2022) mostrando um retrato de como estão os empregos e o setor de sustentabilidade ESG no mundo (com um foco um pouco maior para os Estados Unidos).

Eu analisei o resultado da pesquisa do último ano (2022) e resolvi trazer os principais insights e descobertas que esse panorama trouxe.

Sobre a pesquisa e seus criadores

A GreenBiz Group é uma empresa de midia e eventos focada em assuntos ligados à transição para uma economia mais limpa.

Ela desenvolveu a pesquisa do Panorama da Sustentabilidade 2022 em parceria com a Weinreb Group, uma empresa de recrutamento e seleção com direcionamento para candidatos para vagas de sustentabilidade e ESG e com o GRI, organização internacional que ajuda na criação de normas e padrões para mensuração de impacto.

Caso você tenha se interessado e queira baixar a pesquisa original (em inglês), esse é o link.

Metodologia e Entrevistados

A metodologia utilizada para fazer o panorama da sustentabilidade 2022 foi uma pesquisa online, realizada entre Novembro e Dezembro de 2021, enviada por email para membros totalizando 1.463 respostas.

Desses respondentes, temos alguns dados que já vão nos dando uma visão da pesquisa:

  • 56% fazem parte de grandes empresas (com faturamento acima de USD 1Bi)
  • 81% vivem nos Estados Unidos e 19% vivem no resto do mundo

Ao analisar os cargos ocupados, temos o seguinte retrato:

  • 5% de consultores
  • 18% de analistas
  • 35% de gerentes
  • 30% de diretores
  • 10% de vice-presidentes ou CEO

Para fechar, deixa eu te mostrar em quais setores (considerando as empresas grandes) essas profissões estão alocadas:

  • 17% de Bens de Consumo
  • 14% de Tecnologia
  • 10% de Serviços Financeiros
  • 11% de Serviços Profissionais (contadores, consultores, arquitetos, advogados)
  • 7% de Construção
  • 4% de Indústria
  • 7% de Varejo
  • 6% de Saúde
  • 24% de Outros

Panorama da Sustentabilidade 2022

Algumas descobertas do pesquisa do panorama da sustentabilidade 2022 são

1 – Engajamento de CEOs

No ano de 2022 tivemos 60% dos CEOs entrevistados dando notas 6 e 7 (em uma escala de 1 a 7) em comparação com 43% de 2020 (um aumento de 17% no interesse pelo tema).

Com mais CEOs e pessoas em cargo de liderança dando atenção para a pauta ESG, os impactos e ações dentro das organizações direcionando investimentos, contratações, estratégias, tempo e energia para a pauta da sustentabilidade tende a ser consequentemente maior.

2 – Expansão de Orçamentos

Um primeiro resultado desse engajamento visto no Panorama da Sustentabilidade 2022 é a expansão dos orçamentos, com incríveis 74% dos entrevistados afirmando que vai ocorrer um aumento dos investimentos em ESG e sustentabilidade e 22% mantendo o mesmo patamar de anos anteriores. Ou seja, apenas 4% dos entrevistados pretende diminuir investimentos.

Esse resultado de aumento é 24% maior do que o que foi visto na pesquisa do Panorama da Sustentabilidade de 2020 (onde existia apenas 50% de intenção de aumento do orçamento).

Podemos prever que com um aumento do orçamento, provavelmente teremos mais empregos e vagas relacionadas à ESG e sustentabilidade sendo abertas nessas empresas para responder aos desafios da Agenda 2030.

3 – Participação Feminina

Uma outra mudança positiva retratada no Panorama da Sustentabilidade 2022 é o aumento da participação de mulheres em cargos ligados à sustentabilidade.

Nos últimos 12 anos ocorreu um aumento de cerca de 20% em todas as categorias de liderança ligada à sustentabilidade. Apesar da boa notícia, ainda se nota um gap relacionada à remuneração em diversas dessas posições.

4 – Pressão ESG

Um das perguntas da pesquisa foi se a empresa contratou colaboradores ou consultores como resultado de um aumento na pressão de investidores relacionada à agenda ESG. A resposta é bem legal, podemos ver que:

  • 20% adicionou mais um colaborador em cargos ligados à sustentabilidade
  • 30% adicionou dois ou mais colaboradores em cargos ligados à sustentabilidade
  • 35% adicionou mais consultores em cargos ligados à sustentabilidade
  • 30% não adicionou mais colaboradores em cargos ligados à sustentabilidade

Esse resultado mostra um aumento grande em contratações devido à pressão e preocupação com a temática ESG.

OBS – O total não soma 100% porque uma empresa pode ter contratado mais colaboradores e consultores ao mesmo tempo.

Conclusão

Eu gostei bastante de acompanhar essa pesquisa do Panorama da Sustentabilidade 2022 porque ela mostrou uma preocupação crescente com a temática ESG e de sustentabilidade relacionada a criação de novos cargos, à valorização dos trabalhadores dessa área e a um aumento dos investimentos necessários para atingirmos os objetivos da Agenda 2030.

A pesquisa tem ainda mais informações e dados, eu compilei aqui apenas o que considerei essencial, mas ainda tem muita coisa boa por lá. Então se você se interessou, te convido a dar uma olhada no documento completo.

O que vale destacar também é que grande parte dos dados está voltado para grandes empresas e carece de mais informações das pequenas e médias organizações que também precisam ter um olhar apurado para esse assunto.

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Leave a Reply