Skip to main content

Science Based Targets ou metas baseadas na ciências é uma iniciativa formada pela parceria do CDP, do Pacto Global das Nações Unidas, do World Resources Institute (WRI) e do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). 

Essas instituições têm o objetivo de mobilizar e guiar empresas privadas a definir metas com base científica para enfrentar o aquecimento global,  limitando o aumento da temperatura a um nível inferior a 2°C e continuar com os esforços para limitar o aquecimento a 1,5°C (baseado nos níveis pré-industriais).

Partindo dessas propostas a Science Based Targets Initiative lançou o primeiro padrão Net-Zero Corporativo onde  “fornece assistência técnica e recursos que as empresas precisam para definir metas de zero emissões líquidas com base científica.” 

As instituições vão ter acesso a materiais para definir suas metas para redução de GEE como guia de primeiros passos para definir sua meta baseada na ciência, resumo técnico com a abordagem do Science Based Targets Initiative, ferramenta para calcular SBTs, webinários e slides

Imagem 1: Ferramenta de definição de metas retirada do site do STBi. – Com base nos dados de GEE fornecidos pela empresa a ferramenta faz um diagnóstico atual, redução e projeção da redução de emissões de gases de efeito estufa.

Os webinários estão presentes no canal do youtube da companhia onde os temas variam de troca de experiências entre empresas; atualizações e introdução de suas metodologias; e apresentação das ferramentas para definições das metas; entre outros ensinamentos sobre os processos STBi.

Apesar de inúmeras ferramentas e suportes a iniciativa ainda não conta com consultorias para as empresas ou cursos para pessoas interessadas no tema.

As metas de curto e longo prazo e neutralização das emissões residuais são etapas para o funcionamento do projeto.

Lista dos resumos, artigos, orientações e cursos técnicos fornecidos pelo STBi

  • Fundamentos da definição de metas com base científica
  • Compreenda os métodos para uma ação climática baseada na ciência
  • Guia Prático: Definir objetivos de carbono alinhados com o conhecimento científico
  • Indicadores de Avaliação dos Critérios SBTi
  • Sistema de definição de metas para pequenas e médias empresas (PMEs)
  • Mudança de Valor na Cadeia de Valor: Melhores práticas na gestão de gases de efeito estufa de escopo 3
  • Além dos relatórios de mitigação da cadeia de valor (BVCM)
  • Critérios Padrão Net-Zero Corporativo da SBTi
  • Procedimento para Validação de Metas
  • Orientação de envolvimento do fornecedor
  • Glossário SBTi
  • Curso de e-learning sobre Definição de Metas Baseadas na Ciência
  • Curso de e-learning sobre o Padrão Net-Zero
  • Módulos de treinamento para instituições financeiras

Como definir uma meta na STBi

Dentro do site do Science Based Targets Initiative contém os passos para poder aderir à iniciativa sendo eles:

  1. Comprometer – É o momento que a empresa escreve uma carta mostrando seu comprometimento com as metas. Existem modelos de cartas de comprometimento dentro do site do Science Based Targets Initiative para a empresa poder se inspirar.
  2. Desenvolver – o momento que a empresa irá colocar a mão na massa usando as ferramentas e recursos disponíveis para desenvolver suas metas, como  resumo técnico com a abordagem do SBTi, ferramenta para calcular SBTs, webinários e slides que foram citados anteriormente. A SBTi dá um prazo de 12 meses depois do comprometimento para essa elaboração.
  3. Enviar – A instituição vai apresentar suas metas ao Science Based Targets Initiative para validação oficial.
  4. Comunicar – Quando as metas são aprovadas pelo SBTi  é  necessário anunciá-la aos Stakeholders da sua companhia.
  5. Divulgar – Anualmente as emissões e o progresso de toda a empresa em relação às metas precisam ser divulgados para o Science Based Targets Initiative.

Benefícios em aderir a Science Based Targets initiative

Em resumo podemos compilar uma lista de benefícios para a empresa que adere a iniciativa STBi  sendo elas:

  • Metas bem definidas – Dados da We Mean Business dizem que “mais de três quartos (79%) dos líderes empresariais concordaram que as metas baseadas na ciência (SBT) mantêm as empresas no caminho certo para prazos específicos.”
  • Suporte e recursos durante todas as etapas do projeto– indo desde a carta de apresentação à etapa de divulgação do compromisso é possível ter o suporte do SBTi para tirar dúvidas  e recursos presentes no site para elaboração das metas.
  • Orientação setorial-  O Science Based Targets Initiative apresenta distintas orientações para cada setor da economia ou produto para que metas diferenciadas sejam traçadas para cada um deles.
  • Aumento da credibilidade da empresa perante os Stakeholders–  Através do monitoramento  dos relatórios anuais das empresas realizado pela STBi,  garante às partes interessadas confiabilidade nos padrões estabelecidos por essa companhia. 

Estudo de caso AstraZeneca

A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica que atua na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos. Em 2020, a empresa deu iniciativa para projeto ambição zero carbono, onde definiu a meta de reduzir as emissões absolutas de escopo 1 e 2 em 98% até 2026. Já em 2021, a corporação conseguiu reduzir em 59% suas emissões de escopo 1 e 2 , pois passou a importar 100% de energia proveniente de fontes renováveis.

Em seus planejamentos a empresa irá reduzir o seu consumo de energia em 10%, também utilizará 100% de energia renovável e irá realizar a mudança da frota de veículos a combustão por elétricos, com o objetivo de cumprir sua meta de redução de GEE.

Autora do Post

Esse post foi escrito por Gabriela Santos
Formada em Ciências Biológicas, curiosa por entender a complexidade da vida e aprender como tornar um mundo mais sustentável.

Leave a Reply