Esses dias eu estava vendo TV (coisa que raramente tenho feito nos últimos tempos) e um comercial da VOLVO me impactou bastante. De início pensei “mais um teste de carrões com suas tecnologias avançadas e consumo de combustível….”, mas fui surpreendido pela real mensagem com foco em mobilidade sustentável. Convido vocês a assistir comigo:
Aí, como bom cético que sou, fui direto no site da VOLVO e mais uma vez fui positivamente surpreendido. Entre mensagens como “Somos parte do problema, portanto, precisamos ser parte da solução” e uma oferta de carros elétricos de última geração, a empresa explica e exemplifica iniciativas que vem tomando ao longo dos anos para fazer parte dessa transformação.
Usei a VOLVO como exemplo pois foi o comercial dela que me atentou para esse tópico, mas outras montadoras como Tesla, Mercedes-Benz, BMW, Jaguar, Nissan, Jac, Chevrolet, Renault e mais algumas que possa ter esquecido agora também já entraram nessa pegada de mobilidade sustentável, e investem recursos para o desenvolvimento de produtos que atendam a essa necessidade global para a sustentabilidade do planeta.
Quem me conhece sabe que eu sou o cara das motos! Amo pilotar e sou um defensor das motos como meio de transporte rápido e menos poluente, pelo menor consumo de combustível para cobrir maiores distâncias. Foi uma surpresa descobrir que, além de modelos scooter, já existem alguns modelos de motos elétricas sendo lançadas por grandes montadoras, como a Harley-Davison por exemplo:
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/motos/harley-lanca-livewire/
Nota pessoal: Não vejo a hora de ter uma moto toda elétrica, imagina o luxo!
Uma coisa em comum nesses veículos é o preço! São valores que somente uma pequena parte da sociedade pode arcar e até termos carros elétricos a preços populares ainda teremos de buscar outras formas de mobilidade sustentável para suprir nossa locomoção diária com o mínimo de emissão de CO2 possível. É sobre as diversas formas de mobilidade sustentável que vamos falar aqui!
Mobilidade Sustentável no transporte público
Metrô
Na maioria das grandes cidades dispomos de diversas opções de mobilidade sustentáveis que são comuns a nosso cotidiano e desconhecemos. O metrô é uma delas! Tem baixo índice de emissão de gases de efeito estufa, transporta grande número de pessoas ao mesmo tempo e estão sempre inovando para a redução do consumo de energia. Quanto maior a malha ferroviária do metrô e melhores localizadas suas estações, esse transporte pode ligar diversos pontos da cidade e diminuir o fluxo de automóveis.
Quando interligado com outros tipos de transportes públicos (como aeroportos, rodoviárias, portos, etc.) e maior disponibilidade de horário de funcionamento, sua eficácia poderia resolver problemas de engarrafamentos e índices de poluição automobilística, especialmente nas grandes cidades.
Trem
Assim como o metrô, é um transporte de massas e entra como mobilidade sustentável pois reduziria muito a quantidade de veículos circulando nas cidades. Infelizmente, é muito pouco explorada no Brasil e seria uma excelente opção tanto para o transporte de passageiros de longas distâncias como para o transporte de carga, se suas malhas fossem bem integradas a portos e aeroportos, assim como as estações de metrô e terminais rodoviários.
VLT e Bondes
Outra opção de mobilidade sustentável são os bondes e os novos VLTs (veículos leves sobre trilhos). Eles conectam pontos da cidade por cima, enquanto o metrô conecta por baixo. São opções para menores distâncias e usam de eletricidade como fonte de energia. Se fossem investidos recursos para uso de outras fontes de energia renováveis (além da hidrelétrica) para a manutenção da operação desses meios de transporte os resultados, em termos de sustentabilidade, seriam excelentes.
Mobilidade Sustentável Compartilhada
Nos últimos anos, foram surgindo opções de mobilidade sustentável que favoreceram muito o deslocamento da população para trajetos curtos e de forma sustentável. Aplicativos de aluguel de bicicletas, patinetes elétricos, carona compartilhada e outras possibilidades, tornam a locomoção diária algo mais sustentável e prazeroso.
Fonte: Imagens da Internet
Em alguns locais já é possível o uso de carros elétricos compartilhados como forma de mobilidade sustentável. No Brasil, esses modelos vêm sendo usados em Brasília e São Paulo há alguns anos. Se a moda pegar, será um grande ganho para o meio ambiente e para o trânsito das cidades.
Para a recarga desses veículos elétricos, os menores dispõem de bateria removível e podem ser carregadas em qualquer tomada, mas, especialmente os carros e motos, precisam de eletropostos* para atender a demanda de energia para sua funcionalidade. Já existem alguns eletropostos nas grandes cidades, contudo, para a maior eficácia no uso de veículos elétricos, ainda é necessário investimento nesse segmento para ampliação de atendimento para recarga desses veículos.
*estação de carregamento de veículos elétricos, também conhecidos como estação de carga EV, ponto de carregamento elétrico, ponto de carga ou simplesmente, Eletroposto.
A empresa NEOENERGIA tem se destacado nesse segmento e consta com projetos audaciosos como o “Corredor Verde de Mobilidade Elétrica” que destaco abaixo:
Novos projetos em parceria com as grandes montadores estão viabilizando a ampliação da rede de eletropostos para carregamento de veículos elétricos, o que será um grande ganho na mobilidade sustentável urbana com redução considerável de gases poluentes na atmosfera derivados do intenso fluxo de automóveis com queima de combustíveis fósseis.
Mobilidade Sustentável Individual
Bicicletas comuns e elétricas
Uma das formas mais comuns de mobilidade sustentável são as bicicletas. Elas são acessíveis, práticas e uma das formas mais sustentáveis de locomoção. Existem modelos que são portáteis já que se fecham e “reduzem” seu tamanho para serem armazenadas em locais pequenos ou que não tenham estacionamento para bicicletas. Também são utilizadas como ferramenta de trabalho em entregas e transporte de pessoas (de forma adaptada, para passeios turísticos).
As cidades têm investido cada vez mais em ciclovias a fim de fomentar o uso dessa modalidade no trânsito. Em muitos casos, a bicicleta é a forma mais rápida de chegar no destino, especialmente durante o horário de rush. Para que esse transporte se consolide ainda é necessária muita consciência tanto dos ciclistas como de motoristas e pedestres acerca das leis de trânsito e respeito à vida.
Existem diversos aplicativos que alugam bicicletas e facilitam a vida pra quem usa desse meio de transporte. É só encontrar o que melhor funciona pra você e ser feliz.
Transportes alternativos para curtas distâncias (skate, patins, patinete, etc.)
No Brasil, por conta da falta de conservação das calçadas e ciclovias ainda é difícil considerar o uso dessas modalidades sustentáveis de locomoção, mas em diversos países eles são amplamente usados especialmente pelos mais jovens. Além de ser eficaz, ainda são excelentes para manter a forma através da prática de exercícios físicos.
São materiais que cabem numa mochila e podem ser armazenados de forma fácil. Os modelos elétricos, são fáceis de carregar pois tem bateria portátil e não precisam de longas cargas para seu carregamento.
Caminhadas
Essa é a melhor e mais antiga mobilidade sustentável. Vivemos num mundo de correria, prazos e pouco tempo. Por vezes, esquecemos de olhar a nossa volta e desfrutar da paisagem, do clima, das pessoas… de viver!
Um exemplo pessoal que posso dar e é muito simples: moro em Niterói – RJ a aproximadamente 600m de distância do terminal de barcas que leva para o centro da cidade do Rio de Janeiro. Por diversas vezes me peguei indo de ônibus ou mesmo Uber até essa estação por preguiça ou “falta de tempo” para o que seria uma caminhada de no máximo 10min. Com o tempo, fui começando a rever esses hábitos e, apesar de ter uma moto própria, sempre que faço rotas mais curtas eu opto por ir de bicicleta ou caminhando.
Óbvio que tem dias (como hoje) que está chovendo ou que as condições não são as mais propícias para uma caminhada mas, reflita um pouco sobre sua rotina e veja se ela realmente contempla hábitos sustentáveis, como o fato de ir caminhando ao supermercado ao invés de ir de carro, ou pedalando para a praia ao invés de ir de Uber… pequenos hábitos que podem fazer uma grande diferença no impacto que você causa ao mundo onde vive!
E então, prontos para dar o próximo passo rumo a uma mobilidade sustentável? Sei que não é algo fácil e temos de nos despir de certos dogmas que somos diariamente bombardeados, mas é possível começando um passo de cada vez. Caminhadas ao invés daquele Uber de tarifa mínima… pedalar ao invés de ir de carro pra academia… e em breve, quem sabe, adquirir seu próprio veículo elétrico (assim como eu pretendo fazer).
De acordo? Conta pra gente se você já pratica algum dos pontos de mobilidade sustentável que mencionei acima ou se tem algum tipo de transporte sustentável que mencionei (ou não). Vai ser legal poder interagir sobre o tema com vocês. Aguardo seus comentários.
Obrigado pela informação depois de quase duas horas
buscando o que precisava. Compartilhei também no meu
twitter.
Que bom que encontrou o que precisava! Gratidão pelo feedback! Se tiver dicas de temas que tenha interesse, manda pra gente que podemos escrever sobre.