Skip to main content

Nós ja falamos por aqui sobre todos os problemas causados pela indústria da moda e as consequências desastrosas que elas têm para o meio ambiente, mas por outro lado, existem varias iniciativas sustentáveis que estão revolucionando e redirecionando a indústria fashion.

Banner Mapa 1

Vamos listar abaixo 4 iniciativas muito legais que estão moldando essa nova fase da moda:

1) Re – Verso

Re.Verso ™ é a marca registrada de uma cadeia de suprimentos, composta pela Green Line e Nuova Fratelli Boretti, à qual parceiros de transformação como Filpucci, A. Stelloni Collection by Mapel e Antica Valserchio são incluidos para obter fios, tecidos e malhas, e todos juntos criam uma nova oferta única de Re.Verso ™

Na parte de pré consumo a Re-Verso ™ coleta, seleciona e transforma resíduos de lã e cashmere, para assim criar fios e tecidos regenerados para o setor da moda.

Eles recuperam resíduos têxteis de várias marcas, vindos de fábricas e empresas do ramo da moda. Em seguida eles selecionam e transformam de foram manual os fios e tecidos Re-Verso ™. No final oferecem a essa marca uma ampla variedade de novos produtos a partir de seus próprios resíduos: tecidos, fios e acessórios, que graças à tecnologia e conhecimento da Re.Verso ™ são de alto desempenho, mas também de segurança química.

Na parte de pós consumo eles recuperam, selecionam e processam suéteres de lã e cashmere exclusivos deixados por clientes nas lojas das marcas parceiras Re.Verso. Os clientes podem levar os suéteres velhos (apenas 100% lã e 100% cashmere) na loja da marca parceira para obter um desconto.

Reverso project
beneficios re verso

2) New Life

NewLife é uma linha de fios de poliéster criada inteiramente a partir de garrafas de plástico recicladas. Esta inovação beneficia a moda sustentável de duas maneiras:

Em primeiro lugar o próprio material; o fio fornece um uso para substâncias plásticas que, de outra forma, seriam jogadas em um aterro sanitário ou nos mares e rios. Ele reduz muitos dos custos e recursos envolvidos na produção de poliéster convencional.

Além disso, ao contrário dos têxteis de poliéster típicos, a NewLife utiliza um processo mecânico para produção em vez de um método químico. Isso reduz as toxinas geradas anteriormente a partir do sistema convencional.

O fio é 100% italiano e incrivelmente versátil. Desenvolvido originalmente para uso em roupas corporativas, pode ser aplicado em praticamente qualquer área da indústria do vestuário. Isso inclui malhas, roupas esportivas, lingerie e até roupas médicas.

New life sustentabilidade

3) Econyl

O sistema de regeneração ECONYL começa recolhendo materiais que de alguma maneira estariam poluindo o meio ambiente: rede de pesca, restos de tecido, carpetes e plástico industrial. Em seguida todo esse então “lixo” é organizado e limpo sendo assim possível recuperar todo o nylon possível desses materiais.

Depois de um processo intenso de regeneração e purificação o resíduo de nylon é reciclado para a sua forma original. Isso significa que o nylon regenerado ECONYL é exatamente igual ao nylon original derivado de combustíveis fósseis.

Na próxima fase o nylon é transformado em fios que serão usados na indústria da moda e indústria de interiores. Como último passo as marcas de moda e produtores de carpetes usam o nylon regenerado ECONYL® para criar novos produtos.

Esse nylon tem potencial para ser reciclado infinitamente, sem nunca perder sua qualidade. O objetivo é que, uma vez que todos os produtos contendo ECONYL ® não sejam mais úteis para os clientes, eles possam voltar para a primeira etapa do Sistema de Regeneração.

Iniciativas sustentaveis Nylon

4) ACBC

ACBC tênis são feitos para atingir circularidade e ter a menor pegada de carbono possível, isso é possível graças a dois fatores muito importantes: a patente de tecnologia Ziptoe e o uso de materiais Eco (bio-based ou sintético 100% reciclado).

Eles investem muito em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Como seus produtos são livres de produtos animais, isso os levou a buscar novas alternativas de base biológica para o couro e buscar tecnologias recicladas para uso em tecidos, palmilhas e solados.

ACBC sustentabilidade

Exemplos de materiais utilizados:

  • Pele de maçã
  • Amido de milho
  • Restos de abacaxi
  • Restos de uva
  • Biomassa de alga

Para fechar o ciclo da circularidade, depois que os tênis são usados eles podem ser reciclados e assim vão ser transformados em playgrounds para crianças.

Iniciativa sustentavel ACBC

E ai, gostaram dessas iniciativas no mundo da moda? Você conhece mais algum projeto que esteja desenhando o futuro da indústria fashion? Compartilha com a gente.

Banner Mapa 1

Leave a Reply