Skip to main content

Assisti recentemente ao documentário Brave Blue World, que mostra novos negócios e tecnologias que estão envolvidos no combate à crise hídrica mundial.

O doc, que é narrado pelo Liam Neeson, mostra a opinião e o que diversos cientistas, engenheiros, ativistas e empreendedores que estão na linha de frente desse desafio estão fazendo para mudar a realidade dos problemas ligados à água.

Documentário Brave Blue World

Pra começar eles já mandaram bem no nome, que faz um trocadilho com o livro Brave New World (Admirável Mundo Novo na versão em português), escrito por Aldous Huxley em 1932.

Mas o mais importante mesmo é a maneira como o documentário Brave Blue World (que pode ser assistido no Netflix) explora a questão da crise hídrica. Ao invés de ser catastrófico e mostrar apenas as mazelas e desastres ocasionados pelos problemas relacionados à água, o doc foca muito mais nas soluções.

E é por isso que eu vou listar aqui embaixo as que mais me marcaram e que eu acredito que vale a pena você conhecer também:

The Water Box

Problema combatido: Contaminação da água consumida

Essa é uma das primeiras iniciativas apresentadas pelo documentário Brave Blue World. O projeto é uma iniciativa da 501CThree, uma organização que tem como um de seus co-fundadores o Jaden Smith, filho do ator Will Smith.

A ideia é uma caixa que consegue filtrar até 38 litros de água por minuto. Ela surgiu em 2014, quando a cidade de Flint (nos EUA) passou por uma crise de contaminação de chumbo em sua água.

documentário brave blue world water box jaden smith

Talvez você esteja acostumado a ter uma água limpa e pura para beber, mas para locais com água contaminada a ideia é sensacional e pode literalmente salvar vidas.

Aqui no Rio de Janeiro, cidade onde moro, poderia ser um dos beneficiados da Water Box, pois temos sofrido com a poluição da água fornecida pela Cedae há mais de um ano sem uma solução definitiva.

Majik Water

Problema combatido: Escassez de água

Uma outra iniciativa sensacional mostrada pelo documentário Brave Blue World é a Majik Water, uma invenção criada por Beth Koiji, do Quênia.

Em regiões muito secas como a que a empreendedora vive, a água potável para consumo não está disponível facilmente e conseguir soluções que não dependam dos regimes de chuva para abastecer rios e lagos se torna super importante.

A ideia é um filtro que condensa partículas de água que estão no ar, conseguindo proporcionar água potável para a população mesmo em regiões muito secas.

documentário brave blue world majik water beth koiji

Esse é um exemplo de como o biomimetismo (disciplina que estuda as melhores ideias da natureza e como imitá-las no mundo real) pode estimular inovações incríveis.

A Beth imitou o comportamento do Besouro da Namíbia, um inseto que vive em uma região super árida e que condensa a água do ar para ter como se hidratar.

documentário brave blue world besouro da namíbia biomimetismo

Blue Box – Sanivation

Problema combatido: Falta de saneamento

A terceira iniciativa mostrada no documentário Brave Blue World que eu achei muito legal é o blue box, criado por Dixon Otieno, da empresa Sanivation.

O blue box é um vaso instalado em casas que não possuem sistema de esgoto, possibilitando um local digno para as pessoas fazerem suas necessidades.

documentário brave blue world sanivation blue box

Esse tipo de iniciativa evita a necessidade de uso comunitário de banheiros públicos sujos com possibilidade de transmissão de doenças.

A empresa periodicamente retira as fezes do local, higieniza e as faz passar por um processo que gera um produto similar ao carvão, mas mais sustentável.

documentário brave blue world sanivation coal

Projeto All Gas – Aqualia

Problema combatido: Geração de energia usando esgoto

Para fechar as iniciativas que mais chamaram a minha atenção no documentário Brave Blue World, vale falar do projeto All Gas, que trabalha com uma forma de energia renovável e é tocado pela Aqualia, uma das maiores empresas de água na Europa.

Eles estão criando fazendas de algas (aproveitando água do esgoto) que geram biometano que pode ser usado para diversos fins.

documentário brave blue world aqualia fazenda de algas

A experiência deles tem mostrado carros que são movidos à gás com uma eficiência que impressiona.

documentário brave blue world aqualia veículos movidos a gás

Comparado aos biocombustíveis clássicos, como o bioetanol de açúcar ou o biodiesel de óleo de palma, o projeto produz 4 vezes mais energia por hectare, gerando a mesma quantidade de tempo necessária para gerar água recuperada.

Conclusão

Nós já sabemos (ou deveríamos saber) que sem água não existe vida na Terra. O problema é que, pelo andar da carruagem, o horizonte não está muito a favor.

Assim como o documentário Brave Blue World mostra, vemos a cada dia mais problemas hídricos gerados pelo impacto humano, desde a eliminação de espécies inteiras (bem retratado no doc Seaspiracy) até a poluição que afeta diretamente a qualidade da água que consumimos.

Por isso sou fã e acho que iniciativas como essas listadas aqui no artigo (e mostradas pelo Brave Blue World) devem ser conhecidas ao máximo, porque são justamente elas que têm a possibilidade de gerar impactos positivos em larga escala em um futuro próximo.

Somos diretamente responsáveis individualmente pelo impacto que geramos no mundo. Por isso, tento sempre repensar meus hábitos usando os 7 Rs da sustentabilidade (e recomendo que você faça o mesmo).

Para complementar a leitura, também falamos sobre as metas globais relacionados à água no post sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e temos algumas dicas legais no guia de hábitos sustentáveis, e-book gratuito que você baixar aqui no site.

E você, conhece alguma iniciativa ligada ao combate dos desafios hídricos? Compartilha aqui nos comentários.

Rafael Avila

Carioca, empreendedor, sócio fundador da LUZ, professor de Excel, consultor e um apaixonado por produtividade. Acredito no poder que temos de ser as nossas melhores versões todos os dias.

Leave a Reply