Se você tem ou faz parte de uma empresa, pensar em implantar uma gestão ESG deveria ser uma das suas maiores preocupações.
Ter uma boa gestão ESG significa implementar nos processos e atividades da sua empresa as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (das iniciais em inglês Environment, Social and Governance).
Muito mais do que só proteger o ambiente
Esse tipo de pensamento vai muito além da preocupação única e exclusiva com o futuro do planeta e com o tripé da sustentabilidade, ele também está totalmente enraizado com os resultados financeiros da sua empresa.
Só para você ter uma ideia comparativa, dá uma olhada na evolução dos resultados das ações do Ibovespa comparadas com o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), que mostra o conjunto de empresas listadas na bolsa que se preocupam e realizam práticas ESG:
Então o que eu quero dizer aqui é que, se a sua preocupação é exclusivamente financeira, ainda assim faz muito sentido implementar práticas de gestão mais preocupadas com o meio ambiente, com a sociedade e com a governança do seu negócio.
Estágios da gestão ESG
Se a sua empresa ainda não se adequou às práticas de gestão ESG, existem alguns estágios de resultados que pode alcançar:
- Redução de custos e mitigação de multas: Normalmente um dos primeiros resultados é a diminuição de custos relacionados às melhores práticas ambientais. Por exemplo, ao se preocupar em implementar uma gestão ESG um dos resultados esperados é economia de energia, de uso de água e de outros fatores que geram uma redução de custos para o seu negócio. Além disso, ao andar na linha em relação às práticas do seu setor, se evitam multas e gastos desnecessários.
- Acesso a novos mercados e clientes: Um segundo estágio da implementação de práticas sustentáveis na empresa é o acesso a novos consumidores. Não é de hoje que se tem crescido a preocupação com o meio ambiente e negócios que não fazem nada vão acabar ficando para trás, perderão clientes preocupados com sua sustentabilidade e no longo prazo, vão acabar tendo que se adequar.
- Geração de valor na cadeia de suprimentos: Uma outra evolução dos resultados é a ampliação de melhores práticas ESG para toda a cadeia de partes interessadas ao seu negócio, que envolve desde adequação de fornecedores para melhores práticas ESG até o cliente final, que sofre influência e vai implementando hábitos sustentáveis em sua rotina também.
- Negócio com mais propósito e impacto positivo: E para fechar, no último estágio, a empresa praticamente se “transforma” em um negócio social, onde sua atividade fim deixa de ser apenas dar lucro para seus acionistas (apesar dessa continuar sendo uma das grandes preocupações) e passa realmente a ter um propósito de gerar valor para o meio ambiente, para a sociedade e ainda pensar na governança e no resultado financeiro.
É nessa evolução que eu acredito e é esse caminho que toda empresa deveria trilhar se quiser implementar uma gestão ESG.
7 passos para implantar gestão ESG em empresas
Se você gostou do que eu falei até agora e curte as perspectivas que isso pode gerar para o seu negócio, vale a pena seguir alguns passos para implantar a gestão ESG na sua empresa.
Os 7 passos que eu vou descrever abaixo fazem parte da metodologia da KPMG e foram explicados pela Nelmara Arbex, sócia de ESG da KPMG no Brasil, durante sua palestra na Semana de Negócios Sustentáveis: ESG na prática do CRA-SP. Eu curti e espero que faça sentido para você também:
- Diagnóstico – Entender o nível de maturidade ESG – o primeiro passo deve ser o de entender sua realidade atual.
- Estratégia e Propósito – Com um retrato da sua posição atual, o próximo passo é a definição do melhor caminho para avançar na jornada ESG
- Transformação – Com as diretrizes gerais definidas, se evolui para o planejamento das mudanças e preparo nas áreas
- Implementação – Aqui se começa o desenho e o apoio à implementação das práticas ESG no negócio
- Medição – Com as novas práticas implementadas, se deve definir as métricas mais importantes e monitorar periodicamente
- Reporte – Assim é possível organizar as informações segundo padrões internacionais
- Asseguração – Constantemente se deve questionar os processos e verificar as métricas e organização geral
Para cada uma dessas etapas a KPMG utiliza uma série de ferramentas que ajudam a encaminhar os resultados de cada uma delas que vão levar a empresa assessorada à implementar uma gestão ESG de fato.
Minha ideia aqui é te mostrar esse escopo geral e te fazer pensar um pouco mais nos passos que precisará dar se quiser realmente atingir uma gestão ESG.
Caso você tenha se interessado pelo assunto e gostaria de conversar um pouco mais sobre a possibilidade de implantar a gestão ESG no seu negócio, mande um email para [email protected]
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.