Skip to main content

O mercado global de Alimentos e Bebidas é imenso e complexo, e suas características e transformações afetam diretamente cada um de nós. Da mesma forma, as mudanças e deslocamentos globais influenciam profundamente o mercado e suas decisões. Ao estudarmos as Megatendências globais, podemos entender como o negócio global de alimentos e bebidas está sendo drasticamente influenciado por todas elas, impulsionando o mercado a encontrar soluções para os problemas que nosso mundo enfrenta.

Dentre todas as Megatendências que impactarão o setor, três delas têm um impacto significativo e continuarão a tê-lo no futuro. Novos valores e consumismo, tecnologia e mudanças climáticas, e escassez de recursos. Vou abordar mais detalhadamente essas tendências e como estão afetando a indústria e impulsionando transformações.

Novos Valores e Consumismo

As pessoas estão vivendo em um novo modelo de consumo, desafiando a indústria como nunca antes, para uma transformação significativa e profunda. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes, informados e digitais, aprenderam a apresentar com mais clareza suas necessidades e desejos de maneira coletiva. Existem muitas tendências e demandas fortes da sociedade que estão empurrando os limites e solicitando que marcas, indústrias e governos encontrem soluções.

  • Saúde

Todas as gerações desejam viver uma vida mais longa e saudável, aumentando enormemente a necessidade de bem-estar. As pessoas agora compreendem que uma dieta saudável e equilibrada é um pilar fundamental para isso acontecer. A demanda por produtos mais limpos, com menos ingredientes, está aumentando, sem abrir mão da conveniência e praticidade. As pessoas não aceitam tão facilmente produtos com componentes desconhecidos, substâncias artificiais e produtos químicos. Outra tendência é o desejo por personalização, um produto ou serviço feito sob medida para o desejo de cada cliente. Isso cria um ativo importante para a marca, criando uma experiência especial para o cliente.

  • Produtos e Serviços Personalizados

Empresas que implementam um modelo de negócios de personalização em massa devem garantir que suas cadeias de suprimentos estejam equipadas para lidar com muitas variações de produtos e investir em tecnologia de transporte. À medida que a tendência de personalização em massa continua a dominar, as empresas precisam aproveitar a tecnologia para ter controle total e visibilidade sobre suas cadeias de suprimentos.

  • Marcas Locais

Uma grande tendência potencializada pela pandemia de COVID-19 foi a mudança de global para local. As pessoas, especialmente jovens adultos, agora preferem fazer compras em lojas independentes e especializadas em vez de grandes cadeias tradicionais de supermercados. Os millennials têm 3,7 vezes mais probabilidade do que os baby boomers de evitar a compra em grandes empresas de alimentos, mesmo gastando mais dinheiro; eles têm mais probabilidade de comprar em pequenas lojas e marcas artesanais. Simplicidade, boa qualidade, transparência e storytelling são características importantes para os compradores. Essa tendência, um “retorno a tempos mais simples”, representa uma grande ameaça para as grandes empresas, pois enfrentam desafios para inovar.

O storytelling desempenha um papel enorme no novo mundo de alimentos e bebidas. Alinhadas à tecnologia, as marcas podem usar suas plataformas digitais para contar a história de sua marca, enfatizando o sabor, a qualidade do produto e sua singularidade. Elas podem se conectar com o consumidor em um nível mais profundo, comunicando sua história, métodos de processamento, contextos culturais e tradicionais como a origem do produto e da marca. Tentar fazer o cliente fazer parte da história e da evolução da marca é fundamental para garantir a fidelidade e o comprometimento deles.

  • Sustentabilidade

A demanda por investimentos em sustentabilidade está crescendo rapidamente. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a ética, responsabilidade social e abordagem sustentável da indústria, intensificando o consumo sustentável. Esse movimento pressiona as empresas a priorizarem a ecoeficiência, investir em alternativas sustentáveis, focar na minimização de resíduos, em produtos e embalagens e na reutilização de materiais e produtos.

  • Alimentos Upcycled

“Alimentos upcycled utilizam ingredientes que, de outra forma, não teriam sido destinados ao consumo humano, são adquiridos e produzidos por meio de cadeias de suprimentos verificáveis ​​e têm um impacto positivo no meio ambiente”.

Globalmente, perdemos cerca de US$ 1 trilhão por ano em alimentos desperdiçados ou perdidos. Alimentos upcycled capturam valor e o aproveitam para criar um sistema alimentar sustentável e resiliente. 28% das terras agrícolas são destinadas a cultivar alimentos que nunca são consumidos.

  • Revolução do mercado Plant Based

Estamos vivendo em uma revolução à base de plantas há alguns anos, e prevê-se que continue crescendo. As preocupações das pessoas com sua saúde, questões ambientais e bem-estar animal começaram a mudar suas dietas e estilo de vida. As dietas à base de plantas dispararam em popularidade nos últimos anos, com o número de veganos e vegetarianos aumentando tremendamente. Essa tendência comportamental dos consumidores atraiu grandes investimentos para esse setor; milionários como Richard Branson, Bill Gates, Li Ka-shing e o fundador do Google, Sergey Brin, investiram quantias substanciais em startups e empresas que começaram a investir em tecnologias para produzir produtos à base de plantas. Este mercado espera crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,9% de 2020 a 2027, atingindo US$ 74,2 bilhões até 2027, o que apenas reforça que ainda é uma enorme oportunidade para a indústria de alimentos e bebidas investir nesse mercado.

  • Conscientização sobre Poluição

Outra consequência da megatendência de novos valores e consumismo na indústria é a forte conscientização dos consumidores em relação à poluição, especialmente plásticos de uso único, redução da poluição por microfibras e controle da poluição por produtos químicos.

A informação sobre a poluição plástica, seus danos e gravidade, está agora mais presente do que nunca em nossas mentes, notícias e documentários com dados científicos e análises trazem uma realidade triste e assustadora. Com tudo isso acontecendo, os consumidores estão mais atentos às embalagens e aos ingredientes contidos em cada produto.

Produtos químicos, corantes, essências artificiais estão sendo menos tolerados. As marcas estão sendo responsabilizadas pelos resíduos de sua cadeia de suprimentos, pelos materiais usados em suas embalagens e pela forma como gerenciam o ciclo pós-uso do produto. Essa tendência cria uma grande oportunidade para as marcas inovarem, buscarem materiais biodegradáveis, utilizarem tecnologia para reduzir resíduos e pesquisarem componentes químicos mais baixos em seus produtos. Tendências: revolução de recargas, legislação, eventos sem plástico, etc.

Tecnologia

A tecnologia desempenha um papel importante na transformação da indústria, tanto no lado do consumidor – eles querem interagir com as marcas, conhecer seus valores e propostas, e exigir seus direitos – quanto no lado do mercado – o mundo está se tornando digital a cada dia, e a pandemia acelerou esse processo. As marcas e mercados que ainda não haviam se digitalizado tiveram que se transformar rapidamente. Vimos com esta pandemia que o setor de entregas cresceu exponencialmente e que o mercado teve que se adaptar a um mundo digital para sobreviver.

  • Posicionamento de Marca

À medida que o mundo se tornou digital e todos que têm um dispositivo digital têm acesso a todas as informações divulgadas, as marcas e indústrias tiveram que começar a investir mais tempo e dinheiro em seu posicionamento e imagem de marca digital. Os consumidores querem conhecer a história por trás do produto, da marca; eles querem ter fácil acesso a essas informações e ser capazes de interagir com seus vendedores. Retornos rápidos e quase imediatos são esperados do lado do consumidor, então o mercado deve investir em tecnologia (sites, aplicativos, produtos digitais) para se envolver e conectar com seu público.

  • Entrega

Essa é uma tendência que se impulsionou com a pandemia de Covid-19. Como o mercado já estava investindo muito em seus canais e plataformas de entrega, pudemos ver que, com a pandemia, esse segmento cresceu tremendamente. Empresas que conseguiram se concentrar e ter sucesso em seu sistema de entrega e logística realmente tiveram um resultado positivo em um ano de crise aguda. O comprador deseja uma experiência fácil e agradável ao comprar online e receber o produto em casa, dependendo de uma plataforma tecnológica muito boa, com formas seguras de pagamento e um serviço de atendimento ao cliente forte.

Mudanças Climáticas e Escassez de Recursos

As mudanças climáticas e a escassez de recursos são a megatendência mais alarmante e assustadora com a qual o mundo inteiro já está lidando há muito tempo. No entanto, à medida que os dados se tornam mais precisos e a ciência se acumula, as indústrias estão agora dedicando mais esforços e atenção a esse problema. Com o crescimento da população e a demanda por alimentos aumentando rapidamente, ao mesmo tempo em que as mudanças climáticas podem reduzir drasticamente a produtividade agrícola, a indústria de alimentos e bebidas está enfrentando uma pressão imensa por soluções.

Como a indústria de alimentos e bebidas é uma das maiores consumidoras de água e recursos naturais, o alto estresse hídrico é um problema importante a ser enfrentado. A retirada excessiva de água doce de fontes naturais pode ter consequências devastadoras para o meio ambiente e pode inibir ou reverter o desenvolvimento sustentável. Se não mitigado, o estresse hídrico pode levar à escassez de água, o que poderia deslocar aproximadamente 700 milhões de pessoas até 2030.

Não tratamos a água como o componente crucial de nossas vidas que ela é. Como as indústrias não são responsabilizadas e cobradas pela água gasta na produção, fabricação, embalagem e ciclos de reciclagem, o desperdício e o desrespeito por esse recurso precioso são incalculáveis. Deve haver implicações e responsabilização financeira. Aumentar a eficiência no uso da água reduz o risco de estresse hídrico, fortalecendo tanto a resiliência econômica quanto ambiental.

Leave a Reply