A norma ABNT NBR ISO 21401 – Turismo e serviços relacionados – Requisitos para o sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem é uma adoção idêntica à ISO 21401:2018 em conteúdo técnico, estrutura e redação, que foi elaborada pelo Technical Committee of Tourism and related services (ISO/TC 228).
Em resumo, podemos dizer que o escopo em inglês da ABNT NBR ISO 21401 especifica os requerimentos ambientais, sociais e econômicos para implementar o gerenciamento de sistemas sustentáveis em estabelecimentos de acomodação no setor de turismo e os aspectos que podem ser controlados para exercer influência nos estabelecimentos de acomodação.
Essa norma pode ser aplicada para qualquer meio de acomodação, independente do tipo, tamanho ou localização, que queiram implementar, manter e melhorar suas práticas sustentáveis, e se manter em conformidade com suas políticas de sustentabilidade. Por meio desse documento será possível avaliar e direcionar metas e estratégias para esses estabelecimentos.
Por tratar-se de uma norma recente sua aplicação ainda não está muito disseminada e muitas empresas ainda desconhecem sua existência. Como o turismo é um dos maiores segmentos econômicos do mundo e tem grande potencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável, o setor vem se tornando objeto de atenção no mercado. Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas quando o assunto é ESG e esse documento estabelece requisitos para um sistema de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem.
O que é a ABNT NBR ISO 21401 e como adquirir a norma
Essa é uma norma da ABNT que teve sua primeira edição em janeiro de 2020 e possui 33 páginas com os requisitos necessários para cada pilar ESG e exemplos de práticas para o turismo sustentável . O nome ABNT NBR ISO 21401 tem o seguinte significado:
- ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
- NBR ISO – Versão Brasileira da Norma Internacional
- 21401 – referência à norma internacional de 2018 (ISO 21401:2018)
Caso você queira ter acesso ao documento, é necessário comprar ele diretamente do site da ABNT.
Como o próprio nome já diz, a ABNT NBR ISO 21401 não é uma lei, é uma recomendação, um documento voluntário sem inclusão de requisitos contratuais, funcionando como uma base técnica para regulamentações futuras.
Se você gestor de meio de hospedagem, independente do porte, deseja desenvolver e implementar política e objetivos de sustentabilidade na gestão de suas atividades, produtos e serviços, está na hora de se basear na ABNT NBR ISO 21401 para direcionar sua empresa rumo ao ESG.
Segundo a própria ABNT “esse documento pode ser usado como referência para meios de hospedagem implementarem e manterem de forma consistente práticas que contribuam para o importante objetivo do turismo sustentável.”
Características Gerais da Norma ABNT NBR ISO 21401
A norma ABNT NBR ISO 21401 estabelece requisitos ambientais, sociais e econômicos por um glossário de termos e definições e por uma contextualização da temática sustentabilidade. Como se trata de uma adoção idêntica de conteúdos técnicos estrutura e redação à ISO 21401:2018, não existem outras referências normativas para esse documento.
Destrinchando a norma ABNT NBR ISO 21401 temos as seguintes áreas de (re)conhecimento abordadas :
- Contexto da Organização
- Liderança
- Planejamento
- Apoio
- Operação
- Avaliação de desempenho
- Melhoria
Esses são os pontos que a norma aborda para que cada meio de hospedagem entenda o processo de aplicação da norma. Tentar utilizar a norma sem estar ciente de onde sua organização se encontra e quais seus objetivos e metas pode ser um grande complicador para implementar os requisitos indicados para práticas sustentáveis.
Normativas
Após essa análise inicial, a norma ABNT NBR ISO 21401 apresenta os requisitos necessários para meios de hospedagem por pilar ESG:
Eixo Ambiental
Minimização de impactos ambientais negativos e maximização de impactos ambientais positivos. temas abordados:
- Emergências Ambientais
- Áreas naturais, biodiversidade, flora e fauna
- Arquitetura e impactos da construção no local
- Paisagismo
- Resíduos sólidos, efluentes e emissões
- Emissões para o ar
- Eficiência energética
- Conservação e gestão do uso de água
- Gerenciamento de substâncias perigosas
Eixo Social
Reconhecer, promover e respeitar o patrimônio local, contribuindo para desenvolvimento social e econômico da comunidade envolvida.
- Comunidades locais
- Trabalho e renda
- Condições de trabalho
- Aspectos Culturais
- Saúde e educação
- Populações tradicionais
Eixo Governança
Planejar e implementar atividades e serviços levanto em conta sua sustentabilidade econômica e saúde e bem estar de turistas e profissionais envolvidos
- Viabilidade econômica
- Qualidade e satisfação dos hóspedes
- Saúde e segurança dos hóspedes e trabalhadores
Pra fechar, a norma ABNT NBR ISO 21401 ainda deixa uma lista de exemplos de práticas que podem ser usados para o turismo sustentável como forma de direcionar bem as diretrizes dos meios de hospedagem no caminho da sustentabilidade.
Particularmente, eu gosto muito dessa norma pois possibilita mensurar aonde estamos e aonde queremos (podemos) chegar em relação aos meios de hospedagem dentro do universo de sustentabilidade. Essa é uma necessidade de mercado extremamente atual e que precisa ter um parâmetro para definir as boas práticas e não ficarmos apenas no “o que um faz ou o outro faz”. Com a ABNT NBR ISO 21401 temos uma referência nacional e internacional para nortear sua organização
Nós do Sustentabilidade Agora estamos desenvolvendo uma metodologia baseada nessa norma para possibilitar uma análise completa do quanto sua empresa está dentro dos moldes da ABNT NBR ISO 21401. Fique ligado em nossos produtos e consulte-nos para maiores informações.