Skip to main content

Esses dias vi uma propaganda da Heineken Brasil chamada “Energia Verde” e fiquei curioso… fui lá ver e achei o máximo! Eu adoro quando grandes empresas, de diversos ramos, usam suas plataformas para divulgar sustentabilidade, então vamos falar dessa proposta aqui hoje.

Energia verde em casa

Imagina ter o valor da sua conta reduzido e ainda contribuir para um mundo mais sustentável. Parece difícil, mas é essa a proposta dessa iniciativa da marca. Após acessar o site (https://www.heinekenenergiaverde.com.br) e passar pela página de comprovação de maioridade (afinal, é uma empresa de bebida alcoólica) aparece esse simulador com as seguintes informações:

  • Estado e distribuidora (a ser inserido por você);
  • Valor do consumo médio (a ser inserido por você);
  • Estimativa de economia anual, após adesão de contrato (automático);
  • Quantidade aproximada de compensação de emissão de gás carbônico anual (automático).
Energia Verde - Pagina Inicial

Vamos dar uma pincelada em cada um desses itens para que fique mais claro pra você.

Como funciona a Energia Verde?

O formato da proposta é bem simples, na verdade. Através de geradores parceiros de energia renovável eles enviam créditos de energia para as distribuidoras local, que “abatem” essa energia do seu consumo domiciliar gerando uma redução no valor da sua conta.

Energia Verde - Como Funciona

Cada Estado/Cidade tem suas próprias distribuidoras. Nos baseando no exemplo do Rio de Janeiro (onde temos Light e Enel), montamos a estrutura para ficar visualmente fácil de entender.

As usinas de energia verde podem ser fazendas eólicas ou de energia solar, por exemplo. Nesse caso, não iremos considerar usinas hidrelétricas pois o Brasil (majoritariamente) consome energia elétrica desse tipo de produção que, apesar de ser renovável, gera muitos impactos ao meio ambiente e comunidade local.

A produção de energia verde é direcionada as distribuidoras locais como forma de “devolver” a energia consumida nos domicílios. Sendo a energia devolvida, o valor da fatura acaba sendo reduzido pois, para a distribuidora, o consumo foi “menor”. Dessa forma, em larga escala, o consumo de energia verde vai gerar uma redução no consumo de energia convencional e, consequentemente, menor necessidade de produção de energia convencional.

Posso mudar somente para energia verde?

Nesse formato de consumo de energia, a proposta é uma redução financeira do consumo médio. Sua conta de energia implica em outros fatores além do seu consumo particular como iluminação pública, impostos estaduais e federais, taxas regionais de acordo com o consumo médio X produção da usina de energia (famosas bandeiras amarela e vermelha).

Energias Renováveis - Bandeiras de consumo de energia

Logo para mudar completamente para energia verde seria necessário um grande investimento para produzir sua própria energia. Nessa proposta, o que se faz é um redirecionamento da energia saindo de usinas de produção de energia verde de volta para as distribuidoras a fim de compensar a energia utilizada e controlar a produção de energia convencional. Lembram quando sai nos noticiários que o índice de chuvas está baixo e que precisamos controlar o consumo pois o custo da energia vai aumentar? É isso. Se começarmos a explorar mais outras fontes de energia verde, parte do nosso consumo retorna para as distribuidoras e conseguiremos evitar esse aumento no custo da distribuição convencional.

Qual o custo financeiro da energia verde?

Como já dizia o ditado “Nada nessa vida é de graça!” Portanto, a energia verde também tem um custo financeiro a ser cobrado. Na proposta apresentada você receberá um boleto de acordo com as cláusulas do contrato que for estabelecido mediante o seu consumo médio apresentado.

Esse valor tende a ser menor do que o consumo convencional de energia e é dessa diferença que sai a redução da sua conta. Como disse antes, algumas cobranças na sua conta de energia são fixas e mandatórias (como a de iluminação pública, por exemplo) e, por isso, continuarão inalteradas em sua cobrança mensal. Contudo, com a adesão à proposta de energia verde parte da energia que consumiu é enviada de volta a distribuidora e o valor cobrado pelo seu consumo KwH será menor.

Energia Verde - Qual a matematica a ser feita

Compensação de Gás Carbônico usando energia Verde

O consumo de energia elétrica também é um fator agravante na emissão de gazes de efeito estufa na atmosfera. Algumas contas de energia já mostram uma escala de consumo consciente para que cada pessoa saiba sua parcela de “culpa” na emissão de CO2 no mundo. Além de reduzir o valor final de sua conta, o consumo consciente ajuda a preservar o mundo.

Utilizando de energia verde é possível compensar essa emissão! Por tratar-se de uma energia limpa e renovável, sua produção e consumo reduz a emissão de CO2 por estar favorecendo a menor necessidade de produção de energia das usinas convencionais.

A emissão de CO2 pode ser calculada pelo consumo de combustível de transportes, viagens aéreas, energia elétrica e gás de cozinha por exemplo. Alguns sites já têm ferramentas onde vocês podem calcular sua emissão e saber o quanto precisam compensar anualmente. Vou deixar um aqui que achei fácil de usar e mostra de forma clara sua emissão e com compensar.

https://idesam.org/calculadora/

Na proposta da Heineken eles deixam claro a quantidade de CO2 que você deixar de emitir no meio ambiente quando adere à energia verde. Legal né?

Metas de Sustentabilidade da Heineken

Além dessa proposta, que por si só já é bacana demais, a empresa ainda tem outros planos de sustentabilidade bem audaciosos e dá gosto de ver. 3, das 4 fábricas no Brasil já usam energia 100% renovável e até 2023, todas serão assim!

Ainda esse ano eles esperam disponibilizar energia verde para bares e restaurantes através de parcerias que estão fazendo com meta de alcançar até 50% dos parceiros de 19 capitais brasileiras até 2030. Para esse mesmo ano espera-se que até 80% das embalagens de vidro sejam recicladas, focando na economia circular.

Veja aqui outras metas que podem encontrar no site deles:

Energia Verde - Metas de Sustentabilidade

Continuamos de olho nas notícias para mais novidades bacanas sobre sustentabilidade que possamos dividir com vocês. À Heineken, PARABÉNS pelo Energia Verde. Excelente iniciativa e que seja um sucesso de adesão! Se alguém aí souber de outras propostas parecidas ou algum projeto bacana, compartilha com a gente!! Sempre legal dividir informação sobre sustentabilidade.

Até a próxima!

João Ricardo Saraiva

Apaixonado pelo meio ambiente, praticante de esportes, viciado em Coca-Cola, guloso por sabores, devoto da minha família, fiel a meus amigos, tio do doguinho mais fofo Elton John, viajante por natureza, embaixador da ARGILANDO, curioso por conhecimento e, agora, criador de conteúdo junto com vocês.

Leave a Reply