O mapa da sustentabilidade é uma metodologia que desenvolvemos aqui no Sustentabilidade Agora para analisar o retorno financeiro e o benefício social de diferentes categorias de acordo com o objetivo da empresa.
A gente usou um dos diagramas do livro A Empresa Sustentável, do Andrew Savitz como ponto de partida para desenvolver uma metodologia mais completa e que englobasse uma série de possibilidades.
Passo a passo de uso do Mapa da Sustentabilidade
Eu montei um passo a passo simples que pode te ajudar no uso do mapa da sustentabilidade:
Passo 1 – Definir o que será avaliado
O início do mapa é a escolha do objeto de análise do estudo. Algumas possibilidades são:
- Produtos ou Serviços
- Fornecedores
- Clientes
- Unidades de Negócio
- Cargos da Empresa
- ou outras categorias que façam sentido para o seu negócio
Passo 2 – Avaliar os itens dentro do grupo em relação ao impacto social e lucratividade esperada
A ideia é que para cada item dentro de um desses grupos você liste avalie o impacto social e a lucratividade esperada dele. Ao preencher essas duas variáveis para cada item escolhido, você terá automaticamente a direção no mapa em que ele se encontra
Passo 3 – A Matriz e o Mapa da Sustentabilidade
Esse preenchimento inicial já vai te dar uma visão de quantos itens existem em cada uma das 4 direções da matriz e te permite iniciar um planejamento focado em mais retorno financeiro e social ao mesmo tempo.
Um complemento da matriz é o mapa da sustentabilidade, que é representado por um gráfico com os itens listados já em suas posições. Quanto mais para a parte superior e para a direita maior é a indicação de um item ideal.
Passo 4 – Fazer o planejamento e acompanhamento de ações para os itens com direção ruim
De acordo com essa análise, a planilha já te permite criar tarefas e atividades dentro de um planejamento que vai te ajudar a ter produtos, áreas ou cargos mais sustentáveis.
Planilha de Mapa da Sustentabilidade
Todos esses passos que eu listei da nossa metodologia estão prontos para serem usados na planilha de mapa de sustentabilidade.
Minha sugestão é que você comece pela categoria que tiver mais oportunidades de melhoria em relação ao retorno financeiro e social percebido pela sua empresa ou do seu cliente.
Se você se interessou, te convido a clicar na imagem acima para ver todos os detalhes da planilha e começar a usar ela na sua empresa.