Se distanciar do plástico de uso único (single used plastic) terá um impacto muito maior na poluição plástica do que as soluções alternativas promovidas pelo setor privado.
Embalagens Reutilizáveis
Um estudo internacional recente descobriu que um trilhão de garrafas e copos plásticos de uso único poderiam ser evitados se as empresas de bebidas aumentassem o volume de bebidas vendidas em embalagens reutilizáveis em apenas 10% até 2030.
Varias empresas lideres no setor de bebida se comprometeram a aumentar o volume de bebidas vendidas em embalagens reutilizáveis. Vamos ficar de olho para cobrar esse comprometimento.
Se essas grandes empresas cumprirem suas promessas mais de um trilhão de garrafas e copos plásticos de uso único poderiam ser eliminados.
A consequência dessa ação seria uma diminuição abrupta na poluição dos rios e mares, aproximadamente 153 bilhões de recipientes deixariam de ser descartados incorretamente nas nossas aguas.
Economia Circular
A transição para uma economia circular desempenha um papel fundamental na mitigação da poluição global.
Ao optar por embalagens reutilizáveis, entramos em um ciclo sustentável em que os materiais são projetados para serem utilizados repetidamente, reduzindo significativamente a demanda por novos recursos e a produção de resíduos.
Isso contrasta com as embalagens de uso único, frequentemente enraizadas em tecnologias avançadas, que contribuem para um ciclo linear de produção, consumo e descarte. A escolha de embalagens reutilizáveis não apenas diminui a pegada ambiental, mas também fomenta uma mentalidade de responsabilidade compartilhada, incentivando consumidores e empresas a participarem ativamente na preservação do meio ambiente.
A transição para embalagens reutilizáveis é uma peça crucial na construção de um futuro mais sustentável e na redução significativa da poluição em escala global
“Estimamos que uma pilha da embalagem de plástico de uso único usada pelo setor de bebidas apenas em 2022 poderia chegar até o sol e voltar”
“Adicionar conteúdo reciclado a garrafas e copos não derrubará essa torre de plástico de uso único. A maneira de realmente fazer a diferença é substituir o plástico de uso único por embalagens reutilizáveis.
Matt Littejohn, vice-presidente sênior de iniciativas estratégicas na Oceana
Soluções
Existem diversas alternativas às embalagens de uso único, soluções vindas de grandes empresas mas também soluções promovidas por nós mesmos. Essa transição exige uma mudança de pensamento mas e totalmente possível.
Lembram que antigamente a gente comprava um engradado no bar, na padaria e depois devolvia as garrafas e so pagava pelo liquido? Essa moda voltou, que bom!!
2. Serviço de entrega com embalagens retornáveis
Loop é uma plataforma global para reutilização. Eles se juntam com marcas e fabricantes para viabilizar versões recarregáveis de seus produtos convencionais de uso único e fazer parcerias com principais varejistas para incorporar essas ofertas em suas lojas de comércio eletrônico online e lojas físicas.
3. Refil
A escolha de produtos em refil é uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de plástico. Os refis são embalagens que conseguem manter a mesma quantidade de produto que as embalagens originais, mas com uma significativa redução no uso de plástico. Optar por produtos em refil não apenas contribui para a diminuição do impacto ambiental, mas também incentiva práticas mais sustentáveis, promovendo a consciência sobre a importância de reduzir o desperdício de plástico em nosso dia a dia. Essa simples mudança de hábito pode resultar em benefícios significativos para o meio ambiente a longo prazo.
4. Nossas próprias embalagens
Levar nossas próprias embalagens para os lugares parece pouco mas faz uma diferença gigante. Um mate na praia, uma cerveja na feira, um milho cozido no calçadão, so ai ja são 3 embalagens que voce não vai precisar descartar no mundo.