Um dos grandes desafios que eu ouço dos nossos clientes é organizar uma forma de visualizar exatamente qual ferramenta usar em cada momento da sua jornada ESG, afinal de contas, existem muitas ferramentas disponíveis.
Acredito que a melhor maneira seja separar em que momento sua organização está a partir dos 7 passos de incorporação de estratégias ESG proposto na ABNT PR 2030.
Eu acredito demais que momentos e desafios diferentes demandam ferramentas ESG diferentes. De nada adianta você querer organizar suas estratégias e projetos se ainda nem entende qual é a realidade da sua empresa em relação à temática da sustentabilidade.
Qual o melhor momento para usar ferramentas ESG?
Esses são os 7 passos propostos na ABNT PR 2030:
- Passo 1 – Conhecer
- Passo 2 – Ter a intenção estratégica
- Passo 3 – Diagnosticar
- Passo 4 – Planejar
- Passo 5 – Implementar
- Passo 6 – Medir e monitorar
- Passo 7 – Relatar e comunicar
Deixa eu te mostrar as ferramentas e artigos que recomendo para cada um deles:
Passo 1 – Conhecer
O primeiro passo é entender mais do universo ESG e da sustentabilidade. Conhecer essa realidade vai te ajudar em todos os sentidos. Por isso separei aqui os 3 artigos que já escrevi que resumem o essencial que você precisa saber.
- O que é a norma ABNT PR 2030 e como ela vai influenciar o cenário ESG no Brasil
- O que significa a sigla ESG
- Conheça os 17 ODS da ONU e a Agenda 2030
Além deles, temos o ebook de 101 Práticas ESG para Implementar na sua Empresa que tem um bom compilado de estratégias, diretrizes e práticas sustentáveis.
Passo 2 – Ter a intenção estratégica
Se você já entende do assunto precisa começar decidindo qual é o norte da sua organização. Isso pode ser feito com uma boa avaliação de materialidade que te faça chegar em uma lista dos temas materiais (mais relevantes).
Você não deve chegar nessa lista sozinho. Para desenvolver esses temas materiais vale muita a pena pesquisar e conversar com seus principais stakeholders. No final, a ideia é que você tenha uma matriz de materialidade que vai permitir um direcionamento claro da organização.
- Planilha de Gestão de Stakeholders
- Metodologia de Definição de Temas Materiais baseado no GRI 2021
- Planilha de Matriz de Materialidade
Passo 3 – Diagnosticar
Se a intenção estratégica da organização está definida, você pode começar a entender a realidade em que ela está situada. Para isso, nada melhor do que fazer um bom diagnóstico baseado na norma ABNT PR 2030.
- Planilha de Diagnóstico ESG baseado na ABNT PR 2030
- Planilha de Comparação de Diagnósticos ESG
- Relatório de Diagnóstico ESG
Passo 4 – Planejar
A partir do diagnóstico e do entendimento do nível de maturidade da sua organização começa o planejamento das estratégias. Elas devem levar em consideração os temas materiais definidos, os ODS e estar integrada ao planejamento da sua empresa.
Algumas ferramentas que podem ajudar são
- Planilha de Matriz de Investimento x Impacto ESG – que pode contribuir para a análise das iniciativas com maior potencial de gerar impacto ESG
- Planilha de Matriz de Riscos ESG – que permite uma análise dos principais riscos que devem ter um plano de mitigação organizado
- Planilha de Mapa da Sustentabilidade – que ajuda na análise de produtos, áreas ou estratégias de acordo com o impacto financeiro e social esperados
Passo 5 – Implementar
Agora é necessário implementar toda as estratégias planejadas e nada melhor do que organizar esse plano em projetos com iníco, meio e fim, responsáveis e orçamentos bem definidos.
Isso pode ser feito com a planilha de Gerenciamento de Projetos ESG, que faz uma organização de todos os projetos ESG que estão sendo tocados pela empresa.
Passo 6 – Medir e monitorar
A mensuração e monitoramento dos projetos pode ser feito pela própria planilha de gerenciamento, mas também pode ter ferramentas específicas dependendo do objetivo da organização. Essas são algumas ferramentas que podem contribuir para esse momento.
- Planilha de Acompanhamento de ODS
- Relatório de Acompanhamento de ODS
- Planilha de Gestão de Ouvidoria
- Planilha de Ciclo de Vida de Produto
Passo 7 – Relatar e comunicar
Por fim, se sua empresa é consistente em planejar, implementar e monitorar essas estratégias ESG, pode ser o momento de relatar e comunicar o que foi feito.
Esse processo deve ser muito bem feito e recomendamos que o relatório de sustentabilidade seja feito levando em consideração o GRI: