Skip to main content

Diante da situação de pandemia que vivemos, onde a circulação de pessoas tem sido destaque de notícias, resolvi abordar o Turismo (uma das atividades mais afetadas nesse período pois tem como base fundamental o trânsito de pessoas entre os destinos) e mostrar algumas diferenças entre termos que são muito parecidos e podem ser confundidos cotidianamente, Turismo Sustentável e Turista Sustentável. Pode parecer a mesma coisa, mas não são. Um enfoca no impacto da atividade num destino e o outro, no indivíduo em si. Hora de sanar essa dúvida!

Turismo Sustentável: Definições

Antes de falar sobre o Turismo Sustentável é importante contextualizar o conceito de Sustentabilidade de acordo com a United Nations Brundtland Commission de 1987 que é “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”. Essa definição é muito associada a temas como desmatamento, consumismo, lixo, animais em extinção e outros que, de alguma forma, podem comprometer a capacidade das gerações futuras. 

Como já foi citado aqui no blog (no post Triple Bottom LIne: O Tripé da Sustentabilidade) existem 3 pilares que devem ser equilibrados para se ter um desenvolvimento sustentável:

tripé da sustentabilidade triple bottom line 3 ps

Nesse sentido, assim como no desenvolvimento sustentável, os projetos em Turismo devem considerar todos os impactos possíveis em curto e longo prazo para os pilares mencionados.

OMT

O órgão máximo do Turismo no mundo, a Organização Mundial do Turismo (OMT), define Turismo Sustentável como “o Turismo que considera seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”

Esse conceito surgiu durante a Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio de Janeiro e baseia-se nos 3 pilares da Sustentabilidade. Por isso, os Pilares do Turismo Sustentável são muito semelhantes e adaptados para o turismo:

Turismo Sustentável - Pilares

Fonte: https://viajarverde.com.br/turismo-sustentavel/ 

Logo, como a ICMBIO bem definiu, “Promover o turismo sustentável é gerenciar todos os recursos implicados na atividade turística, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.”

ODS

Essa busca por mais benefícios e menos impactos negativos proposta pelo planejamento do Turismo Sustentável afeta diretamente destinos, pessoas e o próprio planeta indo de encontro aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Podemos incluir o Turismo Sustentável dentro dos 5 P’s da Sustentabilidade que são propostos nas ODS:

Turismo Sustentável - 5 P's

Fonte: https://viajarverde.com.br/turismo-sustentavel 

ISO

E vocês, sabiam que existe até uma ISO para Turismo? 

Sim, a ISO 21401:18 (Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem) que promove a agenda de sustentabilidade (Agenda 2030) e aborda questões como direitos humanos, saúde e segurança, proteção animal e desenvolvimento local. Dentre os elementos do sistema de gestão de sustentabilidade estão:

  • Dimensão ambiental: consumo de água, energia, geração de resíduos e proteção da fauna e flora;
  • Dimensão social: geração de trabalho e renda, valorização da cultura e desenvolvimento da comunidade local;
  • Dimensão econômica: prevenção de acidentes, satisfação clientes e viabilidade econômica do empreendimento

Os empreendimentos que possuem essa certificação poderão atestar para turistas e todo o mercado que são empreendimentos sustentáveis, trazendo benefícios para todas as partes interessadas.

Turismo Sustentável - Selo ISO 21401

O pessoal do blog Turismo Sustentável listou alguns exemplos de conexões entre a norma ISO 21401 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e facilitou a nossa vida:

urismo Sustentável - Comparativo ISO x ODS 1
Turismo Sustentável - Comparativo ISO x ODS 2
Turismo Sustentável - Comparativo ISO x ODS 3

Outras certificações e selos de sustentabilidade no Turismo:

  • ISO 20611:18: Boas Práticas de Sustentabilidade para Turismo de Aventura
  • NBR 15635:15: Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais para Serviços de Alimentação
  • ISO 20121:12: Sistema de Gestão para Sustentabilidade para Eventos
  • ISO 14001:15: Sistema de Gestão Ambiental para qualquer organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente
  • Selo Rainforest Alliance: Empresas que trabalham juntos para criar um mundo onde as pessoas e natureza prosperem em harmonia
  • Selo Verde (ABIH/ABNT): Qualifica estabelecimentos hoteleiros como colaborador da sustentabilidade a partir do cumprimento das diretrizes de operação adequadas

A Economia e o Turismo Sustentável

O Turismo representa hoje, segundo dados da OMT de 2019, mais de 10% do PIB mundial e um a cada 10 empregos do planeta, sendo um setor relevante para a economia mundial. Isso é geração de empregos diretos e indiretos, produtos de exportação, troca de experiências culturais e outros benefícios que aquecem a economia o ano inteiro. E o setor vinha numa crescente com as facilidades e possibilidades tecnológicas que se apresentam a cada dia, sempre facilitando e aproximando os turistas de seus possíveis próximos destinos, sendo a lazer ou a trabalho. 

Viajar é bom né? Mudar de ares, conhecer gente nova, ter experiências únicas, provar sabores diferenciados…. e ainda aquecer a economia global “de quebra”, parece ser tudo muito perfeito… Será mesmo? 

O custo disso é o aumento de emissão de gases de efeito estufa, esgotamento de recursos naturais, excesso de lixo, desigualdades sociais, erradicação de culturas locais e muitos outros problemas que o Turismo em massa pode ocasionar. Por esses fatores, é extremamente necessário que o turismo se transforme num setor mais sustentável, gerando menos impactos negativos para a sociedade e para o planeta.

Órgãos públicos e empresas privadas, além de instituições do Terceiro Setor, devem estar atentos às questões ambientais, culturais e sociais dentro do planejamento e gestão do turismo, buscando minimizar os impactos negativos que o turismo de massa produz e trazendo o Turismo Sustentável com uma alternativa mais eficaz no processo, buscando soluções para a sustentabilidade das atividades envolvidas e da sociedade, trazendo sinergia entre o turista e o destino visitado.

Turismo Sustentável - Harmonia através do Turismo Sustentável

Fonte: https://www.cndportugues.com/pt-br/noticia/harmonia-entre-objetivos-do-turismo-e-desenvolvimento-sustentavel 

Alguns fatores que devem ser pontuados no planejamento do Turismo Sustentável:

  1. Evitar turismo de massa;
  2. Desenvolver estruturas que se adequem ao meio ambiente onde forem instaladas;
  3. Deixar claro ao turista o perfil de turismo desenvolvido na região.

Modalidades 

Algumas modalidades estão mais aptas a colaborar com o desenvolvimento do Turismo Sustentável pois, além de se desenvolverem em harmonia com o local, dependem incondicionalmente da preservação de seus ambientes para serem atrativos a visitação e destinos relevantes dentro de um mercado tão competitivo. Dentre elas, destacam-se:

  • Turismo de Natureza: tem como foco principal quaisquer atividades turísticas realizadas ao ar livre, onde o turista tenha mais contato com o meio ambiente. 
  • Turismo Rural: quando envolve os turistas com a população local e com o ambiente onde é praticado o agronegócio, normalmente dentro dos limites de uma propriedade agropecuária privada.
  • Ecoturismo: segmento que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando a preservação e buscando conscientizar o turista, promovendo o bem-estar das populações.

Contudo, volto a ressaltar a importância e necessidade o desenvolvimento do Turismo Sustentável em todas as esferas do turismo, já que essa é uma realidade e a não adesão a essas práticas podem condenar destinos e empreendimentos por deixarem de ser atrativos a um público muito exigente e antenado aos impactos negativos causados pelo empreendimento. 

Em alguns lugares esse fato pode ser observado pela falta de políticas públicas e comprometimento das empresas com a sustentabilidade do turismo local.

Destinos Sustentáveis

Alguns destinos no mundo já abraçaram essa ideia e se desenvolveram dentro de um planejamento de Turismo Sustentável. Vou citar alguns aqui que podem ser mais relevantes (e o porquê disso), mas não quer dizer que sejam os únicos, ok?

Destinos Sustentáveis pelo mundo

  • Butão: único país do mundo considerado carbono negativo
  • Costa Rica: tem 25% de sua área protegida e é um dos líderes em práticas sustentáveis no mundo, além de terem um selo próprio (CST – Certification for Sustainable Tourism) que certifica hotéis e operadores de turismo a trabalhar de acordo com recomendações
  • Mônaco: tem 100% de sua energia vinda de fontes renováveis…. quer melhor que isso?
  • Jordânia: tendo o turismo como maior fonte de renda e para auxiliar a renda de sua população, as hospedagens fazem questão de adquirir produtos locais como lençóis e toalhas.
  • Outros países de relevância: Nova Zelândia, Noruega e Seychelles (África Oriental)

Destinos Sustentáveis no Brasil

  • Bonito (MS): possuem um controle rigoroso da quantidade de turistas por passeio para não degradar os atrativos
  • Socorro (SP): possui atrações e hospedagens que favorecem a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais (caiu até uma lágrima de felicidade aqui!)
  • Fernando de Noronha (PE): controle rigoroso de visitantes, programa para acabar com uso de plástico na ilha e de zerar emissões de carbono até 2030! 
  • Morretes (PR): o Ekôa Park tem várias atrações com práticas de sustentabilidade com atividades dentro da Mata Atlântica para todas as idades, unindo aventura e conhecimento.
  • Outros destinos: Chapada Diamantina, Pantanal, Abrolhos, Jalapão, Alter do Chão, Floresta Amazônica e diversos outros, pois nosso país é repleto de opções!

Mas, e aí? Sou um Turista Sustentável?

Agora chegamos num importante ponto a ser analisado: olhar para nós mesmos! Não adianta ir para lugares paradisíacos, comunidades isoladas, acomodações sustentáveis e tudo isso que falamos acima se você deixa seu lixo pra trás, ou só se alimenta em fast-food de marcas internacionais, ou depreda a paisagem local para levar uma “lembrancinha”, ou não respeita as tradições e costumes do local visitado. Para que possamos transformar o sistema temos de nos fazer parte dele. Para termos efetivamente um Turismo Sustentável, uma importante chave desse processo é SER um Turista Sustentável! E tudo pode começar com pequenos hábitos sustentáveis do nosso dia-a-dia. 

Vou deixar aqui 5 dicas de como podemos ser turistas mais sustentáveis.

  1. Escolha destinos “fora da moda”: valorizar opções de destino menos badaladas podem ser uma ação de sustentabilidade, assim como preferir viajar em períodos de baixa temporada.
  2. Informação nunca é demais: com toda a tecnologia que dispomos hoje em dia, é muito bom saber um pouco mais sobre o destino antes de visitá-lo. Isso te ajudará a reduzir os impactos turísticos e surpresas desagradáveis durante sua viagem, além de possibilitar que conheça um pouco da cultura e idioma locais. 
  3. Selecione bem seus fornecedores: busque opções que estejam engajadas com a Turismo Sustentável, que preservem e desenvolvam o entorno, que participem ou apoiem instituições socioambientais, que possuam certificado de sustentabilidade (lembra que falamos dele lá em cima?!), que incentivem a economia e comunidade local e que respeitem o meio ambiente e o preservem durante suas atividades guiadas
  4. Estimule a economia local: consuma itens que sejam da região e empreendimentos da comunidade. Caso use redes internacionais, prefira as que favoreçam a mão de obra local em posições de verticalidade. Não tente “tirar vantagem” em barganhas com a comunidade local. Muitas vezes aqueles produtos são a única fonte de renda da população.
  5. Tenha hábitos sustentáveis: cuide do seu lixo, não deprede o ambiente (leve apenas fotos e memórias), evite desperdícios de água e energia elétrica, não apoie atrações que envolvam exploração animal e sempre lembre-se que antes de você alguém passou por ali e depois de você alguém ira passar por ali!

Chegou a hora de colocar em prática tudo isso! Você está pronto para seguir em frente como um turista sustentável agora! E, se ainda tiver alguma dúvida, vem com a gente, ok? Boa viagem!

João Ricardo Saraiva

Apaixonado pelo meio ambiente, praticante de esportes, viciado em Coca-Cola, guloso por sabores, devoto da minha família, fiel a meus amigos, tio do doguinho mais fofo Elton John, viajante por natureza, embaixador da ARGILANDO, curioso por conhecimento e, agora, criador de conteúdo junto com vocês.

Leave a Reply